26 de julho de 2020

COPERSUCAR FITTIPALDI


A Fittipaldi Automotive foi uma equipa brasileira de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 entre 1975 e 1982.
Na década de sessenta, os irmãos Fittipaldi, Wilson e Emerson, formaram uma empresa de montagem de carros de competição, desde kartings até monolugares de Formula Vê, passando por vários carros desportivos e acessórios de corrida. No final do ano de 1973 os dois irmãos decidiram criar a sua própria equipa de F1. O ano de 1974 foi passado a montar a equipa e a desenhar o monolugar, trabalho que foi da responsabilidade do brasileiro Ricardo Divila, que já tinha projectado os carros de Formula Vê. Com o mexicano Jo Ramírez como chefe de equipa e com o patrocínio da Copersucar, uma cooperativa brasileira de açúcar e etanol, o carro foi apresentado em Outubro de 1974 no Senado Federal em Brasília.
A equipa, inicialmente conhecida como Copersucar-Fittipaldi, teve a sua estreia na F1 na primeira corrida da temporada de 1975, na Argentina, onde Wilson Fittipaldi desistiu devido a acidente na 12ª volta, depois de largar do 23º e último lugar da grelha de partida. A restante temporada não foi um sucesso. Wilson foi o único piloto da equipa, terminando apenas cinco das treze provas do campeonato e obtendo o 10º lugar nos Estados Unidos, o que foi o melhor resultado da temporada. O piloto italiano, Arturo Merzario substituiu Wilson no Grande Prémio de Itália, pois o brasileiro tinha partido a mão num acidente nos treinos para a corrida anterior, na Áustria.
Em 1976 Emerson Fittipaldi surpreendeu todo o mundo da F1 ao anunciar que iria deixar a McLaren para conduzir um dos carros da sua equipa. Nesse ano a equipa usou dois monolugares em quatro provas, Brasil, Long Beach, Espanha e França. Com a retirada da F1 de Wilson, o piloto brasileiro Ingo Hoffman assumiu o segundo carro. Na terceira prova da temporada, o Grande Prémio de Long Beach, Emerson obteve o primeiro ponto da equipa com o 6º lugar na corrida, resultado que repetiu no Mónaco e em Inglaterra.
Em 1977 a equipa mudou as suas instalações para a Grã-Bretanha, ficando próximo do fornecedor de motores. A temporada começou com dois 4ºs lugares de Emerson nas duas primeiras provas, na Argentina e no Brasil, igualando esse resultado mais tarde no Grande Prémio da Holanda, com o 5º lugar em Long Beach pelo meio.
O ano de 1978 foi ainda melhor. Emerson obteve o 2º lugar no Grande Prémio do Brasil, conseguindo o primeiro pódio da sua equipa na F1. O piloto brasileiro pontuou em mais cinco provas e terminou a temporada com 17 pontos, a equipa conseguiu o 7º lugar no Campeonato de Construtores, um lugar à frente da McLaren.
O ano seguinte foi uma decepção. Emerson apenas conseguiu 1 ponto em toda a temporada com o 6º lugar na corrida inaugural do campeonato na Argentina.
Em 1980 a Fittipaldi comprou o espólio da extinta equipa Wolf e pela primeira vez competiu com dois carros a tempo inteiro, tendo o piloto finlandês Keke Rosberg como companheiro de equipa de Emerson Fittipaldi. A temporada começou com o 3º lugar de Rosberg na Argentina, resultado que Emerson igualou três corridas mais tarde, em Long Beach. O piloto brasileiro conseguiu o 6º lugar no Grande Prémio do Mónaco e depois Rosberg ainda obteve o 5º lugar no Grande Prémio de Itália. No final dessa temporada, Emerson Fittipaldi decidiu retirar-se da F1.
Em 1981 Chico Serra foi contratado para substituir Emerson na equipa, que manteve Keke Rosberg. A temporada foi uma autêntica desgraça. O carro estava longe de ser competitivo e não era fiável, levando os dois pilotos a não conseguirem qualificar-se em várias corridas e nas provas que participaram, Rosberg terminou três e Serra apenas duas, ambos sempre fora dos lugares pontuáveis. O que aconteceu pela primeira vez desde 1976.
Em 1982 a equipa apenas correu com um carro, que foi entregue de novo a Chico Serra. O piloto brasileiro obteve o 6º lugar no Grande Prémio da Bélgica, mas a restante temporada voltou a ser sofrida, com muitas não qualificações e desistências.
Os irmãos Fittipaldi tudo fizeram para reunir fundos para continuar na F1, mas a equipa fechou as portas no início do ano de 1983.
Nos oito anos que a Fittipaldi esteve envolvida na F1 disputou 103 Grandes Prémios e obteve 3 pódios.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Sempre torci pela equipe e pelo sucesso dos irmãos Fittipaldi... Realizaram uma façanha na F-1 digna de filme... Me lembro perfeitamente do FD04 até o último carro da equipe 1982... foi para mim uma grande tristeza ao ver a equipe fora do grip em 1983... Inesquecível o 2º lugar do "Rato" em Jacarepaguá/1978...

Grande abraço - André Candreva