23 de maio de 2021

STEVE NICHOLS

 

Steve Nichols nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1947 em Salt Lake City, Estados Unidos da América.
Na adolescência praticou corridas de karting e sempre mostrou interesse em automobilismo. Depois de se ter formado na Universidade de Utah, começou a sua carreira como engenheiro na empresa de produtos químicos Hercules Aerospace em 1973. No início da década de oitenta, Nichols ingressou na equipa de F1 McLaren e passou a trabalhar com o projectista John Barnard no design dos monolugares da formação sediada em Woking.
No ano de 1987 e com a saída de Barnard da McLaren, Nichols tornou-se designer-chefe, tornando-se responsável pelo McLaren MP4/3 com que Alain Prost ganhou três corridas, incluindo o Grande Prémio de Portugal onde Prost bateu o recorde de vitórias que pertencia a Jackie Stewart desde 1973 com 27 triunfos. Nichols, juntamente com Gordon Murray, desenharam também o McLaren MP4/4 que em 1988 venceu 15 das 16 provas da temporada, com os pilotos Ayrton Senna e Alain Prost, e que ganhou o Campeonato Mundial de Construtores e o Campeonato do Mundo de Pilotos através de Senna. 
Em 1989, Steve Nichols deixou a McLaren para passar a trabalhar na Ferrari, permanecendo na equipa de Maranello até Dezembro de 1991.
Depois de uma breve passagem pela equipa Sauber, Nichols ingressou na Jordan. 
Em 1995, regressou à McLaren para desempenhar a função de consultor técnico, ajudando a equipa britânica a voltar aos triunfos e à conquista dos títulos de campeão em 1998 e 1999.
No ano de 2001, ingressou na Jaguar Racing como Diretor-Técnico, mas apesar do seu trabalho ter resultado no primeiro pódio da equipa, com o 3º lugar de Eddie Irvine no Grande Prémio do Mónaco, Nichols deixou a Jaguar no final dessa temporada e também o automobilismo.

Sem comentários: