25 de julho de 2021

GÉRARD DUCAROUGE

 

Gérard Ducarouge nasceu no dia 23 de Outubro de 1941 em Paray-le-Monial na região da Borgonha, França.
Depois de terminar o bacharelato em Matemática, formou-se na Escola Nacional Técnica de Aeronáutica. Pouco tempo após deixar a faculdade, ingressou na Nord Aviation em 1964.
Em 1965 começou a trabalhar na Matra-Sports. Primeiro esteve no departamento de F3 e no ano seguinte passou para a secção da F2. Depressa passou a responsável de operações e pela sua mão nasceu o Matra MS620 que correu nas 24 Horas de Le Mans de 1966. 
Com a entrada da Matra-Sports na F1 em 1966, Ducarouge passou a estar envolvido no projeto do Matra MS10 e MS80 que deram o título de Campeão Mundial ao escocês Jackie Stewart em 1969.
No ano seguinte, Gérard Ducarouge, começou o desenvolvimento do Matra MS670, que entre 1972 e 1974 venceu as 24 Horas de Le Mans. Mas no final de 1974 a Matra deixou a competição automóvel.
Ducarouge não perdeu tempo e ingressou na equipa de F1 Ligier. Entre 1976 e meio de 1981 foi o Diretor Técnico da equipa francesa, que venceu seis Grandes Prémios nesse período. 
Rapidamente Ducarouge aceitou uma oferta da Alfa Romeo para se juntar à sua equipa de F1. Mas tão depressa entrou como saiu e a meio da temporada de 1983 deixou a marca italiana.
Ainda no ano de 1983, acedeu ao convite de Peter Warr para ingressar na Lotus. Imediatamente começou a trabalhar no modelo 94T, que foi projetado e construído em cinco semanas, ajudando a equipa a recuperar alguma competitividade para o resto da temporada. No ano seguinte desenvolveu o Lotus 95T, que foi considerado o melhor chassis do ano, mas apesar do piloto Elio de Angelis ter pontuado nas dez primeiras provas da temporada, o Lotus esteve muito aquém do McLaren que dominou o campeonato de 1984.
Em 1985 Ducarouge projetou o Lotus 97T, o carro com que o novo piloto da equipa, Ayrton Senna, venceu a sua primeira corrida, o Grande Prémio de Portugal no Estoril. Senna conquistou mais uma vitória nesse ano na Bélgica e na temporada seguinte venceu mais duas vezes, em Espanha e Detroit. 
Em 1987 o novo Lotus 99T foi o primeiro carro de Formula 1 a ser equipado com um sistema de suspensão ativa controlada por computador. O novo monolugar não foi tão eficaz como Ducarouge previa e apenas ganhou duas corridas, ainda pela mão de Ayrton Senna no Mónaco e de novo em Detroit.
Em 1988, Senna partiu para a McLaren e entrou Nelson Piquet para pilotar o Lotus 100T que se mostrou muito abaixo do esperado. A equipa terminou a temporada sem vitórias, o que aconteceu pela primeira vez desde 1984 e Gérard Ducarouge decidiu deixar a equipa inglesa.
Regressou a França e algum tempo depois aceitou uma oferta da equipa de F1 Larousse, onde esteve dois anos. De seguida regressou à Ligier onde foi Diretor Técnico até deixar a equipa em 1994. 
Ainda voltou à Matra-Sports e durante oito anos foi Diretor do departamento de desenvolvimento internacional em vários projetos, incluindo o Renault Espace F1.
Gérard Ducarouge, o homem que chamou “Mágico” a Ayrton Senna, morreu a 19 de Fevereiro de 2015.

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