3 de maio de 2020

TOLEMAN


Toleman Motorsport foi uma equipa de automobilismo que esteve envolvida na F1 entre 1981 e 1985.
Em 1926, Edward Toleman fundou uma empresa de transportes e deu-lhe o seu nome. Toleman.
A empresa, sediada em Old Trafford, depressa começou a crescer e dois anos depois mudou para Dagenham, nos arredores de Londres. Na década de cinquenta, o filho de Edward, Albert, assumiu o controlo da empresa, mas com a sua morte, em 1966, passou a ser o seu filho mais velho, Ted, o Presidente e o mais novo, Bob, o Director Administrativo.
Na década de setenta, Ted e Bob fundaram a Toleman Motorsport.
Em 1977 Ted Toleman conheceu Alex Hawkridge, um grande adepto de automobilismo e decidiram competir na Formula Ford 2000. Para isso adquiriram um chassis March equipado com motor BMW. Em 1979, Hawkridge contratou um jovem projectista sul-africano, Rory Byrne, para desenhar um carro de F2. Em 1980, o TG280 projectado por Byrne e com Brian Henton e Derek Warwick ao volante, dominaram a temporada e Henton sagrou-se Campeão de F2. Em Novembro, Alex Hawkridge anunciou a entrada da Toleman na F1 em 1981.
Naquele ano, a Toleman chegou à categoria principal de automobilismo com o fabricante de motores Brian Hart, que nunca tinha estado na F1, tal como a marca italiana de pneus Pirelli. A temporada foi extremamente difícil, o carro era muito pesado e tinha falta de potência o que impossibilitou os dois pilotos de se qualificarem para as provas. Após nove fracassos consecutivos, a Toleman teve finalmente uma alegria quando Brian Henton qualificou o TG181 para uma corrida. Foi em Monza, para o Grande Prémio de Itália, onde o piloto britânico alinhou em 23º, para terminar a prova no 10º lugar.
O ano de 1982 foi um pouco melhor. Apesar da falta de desempenho em corrida, Derek Warwick ainda conseguiu a volta mais rápida no Grande Prémio da Holanda, o que foi o único motivo de destaque dessa temporada.
Foi em 1983 que os primeiros resultados da Toleman apareceram. Derek Warwick começou a classificar-se entre os dez primeiros da grelha de partida, mas a falta de fiabilidade prejudicou muito a equipa. Nas últimas quatro provas, Warwick terminou sempre nos lugares pontuáveis. O 4º lugar conseguido no Grande Prémio da Holanda e no Grande Prémio da África do Sul foram os melhores resultados da equipa na F1.
Em 1984 a Toleman contrata o venezuelano Johnny Cecotto e o Campeão de F3 Inglesa do ano anterior, Ayrton Senna. Depois de ter desistido na primeira corrida da temporada, Senna terminou em 6º lugar nas duas provas seguintes, em África do Sul e na Bélgica. A sexta prova do campeonato foi o Grande Prémio do Mónaco que se disputou debaixo de chuva e onde o Toleman pilotado por Ayrton Senna fez frente aos carros das melhores equipas. Quando Senna já estava no segundo lugar a pressionar Alain Prost, que era o líder, a corrida foi parada e terminada por questões de segurança. Com o segundo lugar conquistado, Senna deu à Toleman o primeiro pódio na F1. Ainda nessa temporada, o piloto brasileiro obteve mais dois pódios com o 3º lugar em Inglaterra e Portugal.
Esse foi o melhor ano da equipa Toleman na F1, que terminou o campeonato no sétimo lugar e marcou 16 pontos, muito graças a Ayrton Senna que no final do ano ingressou na Lotus.
Em 1985 a Toleman baixou de rendimento e esteve longe dos resultados alcançados no ano anterior. Não conseguiu sequer pontuar e o melhor foi um 12º lugar no Grande Prémio de Itália em Monza. No Grande Prémio da Austrália terminou a temporada e terminou também a participação da Toleman Motosport na F1, sendo comprada depois pela Benetton.
Nos cinco anos em que esteve na F1, a Toleman disputou 57 provas, conquistou 1 pole-position, 2 voltas mais rápidas, 3 pódios e 26 pontos, metade conquistados por Ayrton Senna.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Sem dúvida o grande momento da equipe foi em 1984 com a presença de Ayrton Senna quando conseguiram 3 pódios.