24 de janeiro de 2021

AVUS

 

O Circuito de AVUS (Automobil-Verkehrs- und Übungs Straße), era uma pista citadina de automobilismo que ficava localizada em Berlin, Alemanha.
No ano de 1907, a associação Kaiserlicher Automobilclub (Automóvel Clube da Alemanha), delineou uma pista para desportos a motor e testes para a indústria automobilística alemã. 
Dois anos depois, foi criada uma organização que ficava encarregue da construção do circuito, mas problemas financeiros aliados à falta de autorizações oficiais, adiaram o início das obras que apenas arrancaram no ano de 1913. Durante a Primeira Guerra Mundial as obras foram interrompidas e quando recomeçaram, foram usados prisioneiros do exército russo. 
Em 1920 o circuito ainda estava inacabado, mas o empresário e politico, Hugo Dieter Stinnes, financiou as restantes obras e a pista acabou por ser inaugurada com uma corrida de carros, no dia 24 de Setembro de 1921, durante a primeira Exposição Internacional do Automóvel, após o término da Primeira Guerra Mundial.  
O circuito usava a auto-estrada 115, que ligava Berlin a Brandemburgo, era composto por duas longas retas paralelas que eram ligadas por duas longas curvas, tendo a extensão de 19 quilómetros.
Em 1926, teve lugar no Circuito de AVUS o primeiro Grande Prémio da Alemanha, organizado pelo Automobilclub von Deutschland, antigo Kaiserlicher Automobilclub. O piloto alemão Rudolf Caracciola em Mercedes, foi o vencedor da prova, percorrendo 20 voltas em 2 horas e 54 minutos.
Em 1936, a curva norte foi alterada, passando a ter uma inclinação de 43° e um piso em tijolo, sem qualquer barreira de proteção, o que lhe valeu ser chamada de “Muro da Morte”. 
Após 1937, o circuito deixou de realizar provas importantes, consequência do acidente mortal do piloto alemão Bernd Rosemeyer, numa tentativa de bater o recorde de velocidade, usando as longas retas da pista. 
Depois da Segunda Guerra Mundial o circuito foi encurtado, com a introdução da curva sul a ficar a meio das duas retas, passando a extensão da pista para 8,3 quilómetros. Na sequência da Grande Guerra, foi construído o Muro de Berlin, que chegou a 1 quilómetro e meio da antiga curva sul. É uma crença comum, mas incorreta, que a construção do muro, tenha cortado a pista pela metade.
No dia 2 de Agosto de 1959 o Circuito de AVUS recebeu pela primeira vez uma prova de F1, a contar para o Campeonato do Mundo.
O Grande Prémio da Alemanha foi a sexta prova da temporada. Jack Brabham em Cooper-Climax, chegava a Berlim como líder destacado do campeonato, 13 pontos à frente de Tony Brooks em Ferrari.
A prova alemã foi dominada pela Ferrari e por Brooks, que conseguiu a pole-position, a volta mais rápida na corrida e conquistou a vitória, na frente dos seus companheiros de equipa, Dan Gurney e Phil Hill. Jack Brabham, viu-se obrigado a abandonar na 15ª volta com problemas de transmissão no seu Cooper-Climax.
O fim-de-semana do Grande Prémio ficou marcado pela morte do piloto francês de F1 Jean Behra numa corrida de apoio à prova de Formula 1. Behra perdeu o controlo do seu carro na curva norte devido ao piso escorregadio por causa da chuva. O carro fez um pião e saiu de pista pela parte superior da curva, com a frente a apontar para o céu e aterrou estrondosamente na parte de cima do banco. Behra foi cuspido do carro e bateu num dos oito mastros de bandeira que estavam no cume do banco e que ostentavam as bandeiras dos países que participavam no campeonato de F1, antes de cair sobre as árvores e ficar prostrado numa estrada fora do circuito.
Em 1967, a curva norte foi desmantelada e passou a ser uma curva plana, sem inclinação.
Em 1999, foi disputada uma ultima corrida com pilotos veteranos no Circuito de AVUS. Na torre de controlo de corrida redonda no extremo norte ainda permanece os patrocínios da Mercedes-Benz e da Bosch. É atualmente um restaurante e um motel. A antiga arquibancada é protegida como um monumento histórico.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Esse é outro lendário circuito do universo do automobilismo... ótimo post...