19 de dezembro de 2021

JEAN TODT

 

Jean Todt nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1946 em Pierrefort, França.
Após terminar os estudos secundários, Jean Todt entrou na École des Cadres de Paris, uma escola de economia, comércio e marketing.
Em 1966, iniciou a sua aventura no automobilismo como co-piloto de ralis. Todt fez carreira como navegador de vários pilotos e diversas equipas no Campeonato do Mundo de Ralis até 1981, ano em que junto com Guy Fréquelin venceu o Campeonato Mundial de Construtores para a Talbot Sunbeam Lotus. Entre 1975 e 1981, foi também o representante dos pilotos na Comissão de Ralis da FISA.
Entre 1982 e 1993, integrou a direção desportiva da Peugeot. Durante esse período, Jean Todt viu a marca francesa vencer o Campeonato Mundial de Construtores de rali em 1985 e 1986, com o Peugeot 205 Turbo 16 Grupo B.
De 1987 a 1990, liderou a Peugeot no Rali Dakar, somando quatro triunfos em quatro participações, com três vitórias de Ari Vatanen e uma de Juha Kankkunen. Todt ficou na história do Rali Dakar de 1989 ao atirar uma moeda ao ar para decidir qual dos dois pilotos da Peugeot iria vencer a prova, já que ambos lutavam pelo primeiro lugar e assim, Jean Todt pretendeu evitar algum erro ou falha mecânica que custasse a vitória da Peugeot.
Em 1990, Todt tornou-se diretor do departamento desportivo do grupo PSA Peugeot Citroen e no ano seguinte voltou a estar presente no Rali Dakar mas com a Citroen, que venceu a prova com Ari Vatanen.
Em 1992 e 1993, Jean Todt liderou o programa da Peugeot nas 24 Horas de Le Mans. A equipa gaulesa venceu a mítica corrida em ambos os anos, com a particularidade de ter conseguido as três primeiras posições em 1993.
Em Junho de 1993, Jean Todt foi contratado pela Ferrari para ser o chefe da equipa de F1, tendo-se estreado em Magny-Cours onde se correu o Grande Prémio de França no dia 1 de Julho. Ao longo da sua história, a Ferrari nunca tinha tido um chefe de equipa que não fosse italiano, mas Jean Todt não se deixou intimidar e aos poucos começou a moldar a Ferrari à sua imagem e juntou as pessoas certas para levar a equipa de Maranello de novo ao sucesso, o que já não acontecia à mais de uma década. Com Rory Byrne como projetista, Ross Brawn como diretor técnico e Michael Schumacher como piloto, Todt tinha ao seu redor tudo o que necessitava para vencer. A Ferrari e Michael Schumacher venceram os títulos de Construtores e Pilotos por cinco vezes consecutivas em 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, um feito inédito na história da F1. 
No dia 1 de Junho de 2004, Todt foi nomeado Diretor Executivo da Ferrari. A 25 de Outubro de 2006, três dias após o término do campeonato de F1, tornou-se CEO da Ferrari, cargo que ocupou até 18 de Março de 2008. Continuou ligado à marca italiana como membro do Conselho de Administração até Março de 2009, altura em que deixou em definitivo a Ferrari, após ter conquistado 14 títulos mundiais e 116 vitórias em Grandes Prémios.
Em Abril de 2009, Jean Todt tornou-se presidente da “eSafety Aware”, com o intuito de promover veículos inteligentes e novas tecnologias, o que lhe deu a possibilidade de conhecer o funcionamento interno da FIA.
No dia 16 de Julho de 2009, Todt anunciou a sua candidatura à presidência da FIA. 
A 23 de Outubro de 2009, Jean Todt foi eleito presidente da FIA com 135 votos a favor e 49 contra. Em Dezembro de 2013 foi reeleito para um novo mandato de quatro anos, o mesmo aconteceu no dia 8 de Dezembro de 2017.
Em Dezembro de 2021, deixou o cargo de presidente da FIA.

Sem comentários: