22 de maio de 2022

JARAMA

 

O Circuito del Jarama é um autódromo de motociclismo e automobilismo, situado em San Sebastián de los Reyes, a norte de Madrid.
Depois de já ter organizado corridas de alto nível em circuitos citadinos, o Real Automóvel Clube de Espanha, começou, em 1964, a procurar um local para construir um circuito permanente. Depois de algumas semanas de procura e pesquisa, o local escolhido foi um terreno no município de San Sebastián de los Reyes, a cerca de 18 quilómetros a norte de Madrid.   
O holandes, John Hugenholtz, que já tinha desenhado o circuito japonês de Suzuka, assim como o autódromo holandês de Zandvoort, foi o responsável pelo projeto da pista espanhola. Em 1966, tiveram início as obras para a construção do circuito que foram dirigidas por Alessandro Rossi, com os arquitetos Rodríguez Rivero e Dominguez Aguado encarregues de construir a zona das boxes, as arquibancadas e uma imponente torre de controlo com vista sobre toda a pista. 
No dia 18 de Dezembro de 1966, foi realizada a primeira corrida no circuito de Jarama, mesmo sem as obras estarem concluídas, o que demonstra bem a vontade de ter competição automóvel na nova pista. 
As obras terminaram em Fevereiro de 1967 e no dia 2 de Julho desse mesmo ano o circuito foi oficialmente inaugurado. Ainda no mês de Julho foi disputada uma corrida de GT e dias depois teve lugar uma prova de F2 que foi ganha por Jim Clark ao volante de um Lotus. Clark e a Lotus voltaram a vencer em Jarama no dia 12 de Novembro mas numa corrida de F1 extra-campeonato. 
No dia 12 de Maio de 1968 o circuito de Jarama recebeu pela primeira vez uma corrida a contar para o Campeonato do Mundo de F1. Chris Amon em Ferrari obteve a pole-position mas acabou por desistir na 57ª volta da corrida com problemas na bomba de gasolina do seu carro, deixando assim a liderança a Graham Hill que conquistou a vitória a bordo do Lotus-Ford. Foi também a primeira corrida de F1 realizada depois da morte de Jim Clark a 7 de Abril.
Na década de setenta, e até 1976 o Grande Prémio de Espanha alternou entre o circuito de Jarama e o circuito citadino de Montjuïc. Jarama recebeu a F1 nos anos pares, enquanto que o Parque de Montjuïc sediou a prova espanhola nos anos ímpares. 
Entre 1976 e 1981, o Grande Prémio de Espanha foi sempre disputado em Jarama, com a particularidade de no ano de 1980 a corrida não ter contado para o campeonato mundial.
A pista, que era uma das mais modernas quando foi construída, depressa ficou ultrapassada quando as questões de segurança começaram a ser levadas mais a sério, tanto pelos pilotos como pelos organizadores.
A última prova de F1 disputada em Jarama no ano de 1981, teve como vencedor o canadiano Gilles Villeneuve que aproveitou da melhor forma a potência do motor do seu Ferrari na recta da meta, e também a pista estreita para os carros da época, para impedir os seus adversários de o ultrapassar. 
Nos nove anos que o circuito de Jarama recebeu a F1 foram oito os pilotos vencedores e cinco as equipas triunfantes. O americano Mario Andretti foi o piloto que mais vezes ganhou com 2 vitórias, enquanto que a Lotus somou 4 triunfos. 

Sem comentários: