3 de maio de 2023

WILLIAMS FW18

 

O Williams FW18 foi o décimo nono carro de F1 da equipa Williams.
Pilotado por Damon Hill e por Jacques Villeneuve na temporada de 1996 e projetado por Patrick Head e por Adrian Newey, o Williams FW18 foi uma evolução lógica do ultra competitivo FW17B, usado nas últimas cinco corridas do campeonato de 1995. Head e Newey projetaram o novo carro com uma postura mais conservadora para garantir uma maior fiabilidade no início da temporada e poder tirar o máximo partido do potente motor Renault RS8 V10.
O FW18 manteve uma versão melhorada da caixa de velocidades transversal de seis mudanças, em vez das caixas de velocidades longitudinais que a maioria das equipas usava, de novo por motivos de fiabilidade mecânica e também pela facilidade em trocar as engrenagens. 
Em corrida o Williams FW18 foi praticamente imbatível, pois ganhou 12 das 16 corridas do campeonato, com Damon Hill a vencer por 8 vezes e Jacques Villeneuve a triunfar em 4 provas. Com excepção das corridas do Mónaco e Itália, houve sempre, pelo menos um, Williams no pódio. O Williams FW18 completou 1778 voltas, das 2028 que fizeram parte do campeonato, tendo liderado 764.
Damon Hill tornou-se no primeiro filho de um Campeão do Mundo a sagrar-se Campeão Mundial de Pilotos, com 97 pontos e a Williams venceu o título de Campeão Mundial de Construtores, somando 175 pontos. 
Apesar do Williams FW18 não ter encontrado adversários à sua altura durante toda a temporada, foi um carro da equipa britânica a fazer a ultrapassagem mais emocionante e espectacular de todo o campeonato, quando Jacques Villeneuve ultrapassou o Ferrari de Michael Schumacher, por fora, na Curva Parabólica do Autódromo do Estoril. Nunca em 13 anos de corridas de F1 no Estoril, alguém tinha ultrapassado por fora na Parabólica em carro de performances semelhantes.

Sem comentários: