12 de maio de 2021

FELIPE MASSA

 

Felipe Massa nasceu no dia 25 de Abril de 1981 em São Paulo, Brasil.
Com oito anos de idade começou a competir em kartings, participando em campeonatos nacionais e internacionais durante sete anos. Em 1998, passou para a Formula Chevrolet, tendo ganho o campeonato brasileiro de 1999. No ano seguinte rumou a Itália para correr na Formula Renault, competição em que venceu o campeonato italiano e europeu desse ano. Em 2001, conquistou o campeonato europeu de Formula 3000 depois de ganhar seis das oito provas do campeonato. No final desse mesmo ano, foi convidado a realizar um teste com a equipa de F1 Sauber, que o contratou para 2002.
A sua estreia na F1 aconteceu na primeira corrida da temporada de 2002, o Grande Prémio da Austrália em Melbourne. Massa largou do 9º lugar da grelha de partida, mas na corrida desistiu logo na primeira curva devido a acidente. Na corrida seguinte, na Malásia, terminou no 6º lugar e conseguiu um ponto, o seu primeiro na F1. O piloto brasileiro voltou a pontuar mais duas vezes ao longo da temporada, com mais um 6º lugar no Grande Prémio da Europa em Nurburgring e um 5º em Espanha.
Em 2003, foi contratado como piloto de testes da Ferrari e viu de fora o campeonato, mas regressou à Sauber no ano seguinte, conseguindo pontuar em cinco corridas, com o 4º lugar no Grande Prémio da Bélgica a ser o seu melhor resultado da temporada. No ano seguinte manteve-se na Sauber mas pontuou em apenas quatro provas, ainda assim igualou a sua melhor classificação ao ser 4º no Grande Prémio do Canadá.
Em 2006, regressou à Ferrari para ser companheiro de equipa de Michael Schumacher. Com um carro competitivo nas mãos, o brasileiro pontuou em treze das dezoito corridas da temporada, conseguiu sete pódios e venceu a sua primeira corrida de F1, o Grande Prémio da Turquia, onde também conseguiu a sua primeira pole-position. Massa venceu ainda a última prova da temporada, no Brasil. No final do campeonato, somou 80 pontos e foi 3º classificado.
Em 2007, o brasileiro ganhou no Bahrain, Espanha e novamente na Turquia, ao que juntou mais sete pódios, mas ficou-se pelo 4º lugar final no campeonato, apesar de ter obtido mais 14 pontos que no ano anterior.
O ano de 2008 foi o melhor de Felipe Massa na F1. Ganhou por 6 vezes, no Bahrain, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil. Foi 2º em Espanha e China, e 3º no Mónaco e Alemanha, para além de ainda ter pontuado no Canadá, Itália e Japão. O brasileiro foi vice-campeão, mas durante 33 segundos ainda foi campeão, quando ganhou o Grande Prémio do Brasil, a última corrida do campeonato. Massa já festejava aquele que poderia seria o seu primeiro título quando Hamilton ultrapassou Timo Glock numa das últimas curvas da última volta. O 5.º lugar foi suficiente para o britânico ficar 1 ponto à frente de Massa na classificação final do campeonato.
Curado da desilusão do ano anterior, Massa começou 2009 decidido a reverter a situação, mas as primeiras quatro corridas da temporada foram um desastre para o brasileiro que não conseguiu pontuar em nenhuma delas. Massa marcou pontos nas cinco corridas seguintes, sendo 3º na Alemanha, o seu melhor resultado dessas cinco provas. A corrida seguinte, foi o Grande Prémio da Hungria e durante a segunda sessão de treinos de qualificação Massa foi atingido no capacete por uma mola que caiu do carro de Rubens Barrichello, que seguia imediatamente à sua frente, numa zona em que os carros atingem mais de 250 quilómetros por hora. Massa ficou inconsciente com o impacto seguindo em frente na curva sem sequer procurar virar o volante ou proteger as mãos. Felipe foi transportado de helicóptero para o hospital em Budapeste, onde foi submetido a uma cirurgia na área ao redor do seu olho esquerdo. A sua condição foi inicialmente descrita como grave, mas estável, no entanto o brasileiro recuperou rapidamente e recebeu alta hospitalar na semana seguinte e voltou ao Brasil. Após mais testes, foi decidido que Massa precisaria de uma placa de titânio inserida no seu crânio para fortalecê-lo para as corridas. No final do ano, Massa começou a realizar testes ao volante de um F1 de 2007.
Massa começou a temporada de 2010 com um 2º lugar no Grande Prémio do Bahrain, ao que se seguiu um 3º na Austrália, mas apesar de ter iniciado o campeonato de forma prometedora, apenas conseguiu mais três pódios, com o 2º lugar na Alemanha e o 3º em Itália e na Coreia do Sul.
Nos três anos seguintes, Massa apenas conseguiu três pódios. Foi 2º no Grande Prémio do Japão de 2012, 3º no Brasil também em 2012 e novamente 3º em Espanha já em 2013.
Em 2014, Felipe Massa deixou a Ferrari e ingressou na Williams para ser companheiro de equipa de Valtteri Bottas. Três pódios, com o melhor resultado a ser o 2º lugar no Grande Prémio de Abu Dhabi foi o ponto alto da temporada.
No ano seguinte, o melhor que conseguiu foi o 3º lugar na Áustria e em Itália. 
Em 2016, o seu melhor resultado em corrida foi o 5º lugar na Austrália e na Rússia. Em Setembro, Massa anunciou que no final desse ano ir-se-ia retirar da F1. Mas já em Janeiro do ano seguinte, decidiu continuar por mais uma temporada com a Williams, pois a equipa britânica tinha perdido Valtteri Bottas que ingressou na Mercedes.
A temporada de 2017 foi ainda pior, em termos desportivos,  do que tinha sido a anterior, com apenas dois 6ºs lugares conseguidos, na Austrália e no Bahrain. No dia 4 de Novembro, Massa anunciou que o Grande Prémio de Abu Dhabi, a última corrida do campeonato, seria também a sua última corrida de F1.
Em abril de 2018, Massa juntou-se à equipa de Fórmula E, Venturi Grand Prix. O piloto brasileiro disputou os campeonatos de 2018/19 e 2019/20.  
Felipe Massa esteve 15 anos na F1. Disputou 269 Grandes Prémios. Conquistou 11 vitórias, 16 pole-positions, 15 voltas mais rápidas e 41 pódios.

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