22 de setembro de 2021

CONNAUGHT


A Connaught Engineering foi uma equipa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 na década de cinquenta.
Corria o ano de 1950 quando os britânicos Rodney Clarke e Mike Oliver fundaram a Connaught Engineering, com o piloto inglês Kenneth McAlpine a financiar o projeto da equipa.
Depois de participar em provas de F2, a Connaught estreou-se na F1 no Grande Prémio de Inglaterra de 1952, disputado no circuito de Silverstone. A equipa britânica alinhou com quatro carros para os pilotos: Ken Downing, Eric Thompson, Dennis Poore e Kenneth McAlpine. Os quatro monolugares terminaram a corrida com Poore e Thompson em 4º e 5º lugar, respetivamente. Downing foi 9º e McAlpine terminou no 16º lugar. Nesse ano a equipa britânica ainda participou no Grande Prémio da Holanda e no Grande Prémio de Itália, mas sem sucesso.
Em 1953, foram nove os pilotos que conduziram para a Connaught, entre eles estava Stirling Moss que apenas disputou o Grande Prémio da Holanda, prova que terminou no 9º lugar. A equipa participou em seis das nove corridas do campeonato mas não conseguiu terminar nenhuma prova nos lugares pontuáveis.
Nos anos de 1954 e 1955, os Connaught apareceram apenas para disputar o Grande Prémio de Inglaterra. Ainda no ano de 1955, Tony Brooks venceu o Grande Prémio de Siracusa em Itália, mas a corrida não contava para o Campeonato Mundial de F1.
Em 1956, Jack Fairman terminou em 4º lugar no Grande Prémio de Inglaterra e foi 5º em Monza, no Grande Prémio de Itália, onde Ron Flockhart conseguiu o 3º lugar, dando à Connaught o seu primeiro e único pódio na F1, depois de ter largado do 23º lugar da grelha de partida.
Em 1957, Stuart Lewis-Evans obteve o 4º lugar no Grande Prémio do Mónaco, a ultima vez que um Connaught terminou uma corrida de F1.
No ano de 1958, Bernie Ecclestone tentou disputar o Grande Prémio do Mónaco mas não conseguiu qualificar-se. Mais tarde, Jack Fairman e Ivor Bueb participaram no Grande Prémio de Inglaterra, mas ambos os pilotos foram obrigados a desistir com problemas nos carros.
Em 1959, a Connaught só participou no Grande Prémio dos Estados Unidos, com apenas um carro entregue ao piloto da casa, Bob Said que logo na primeira volta da corrida desistiu devido a um acidente. Essa foi a última corrida da Connaught na F1.
Nos oito anos que a Connaught esteve na F1, disputou 17 Grandes Prémios e conquistou 1 pódio.

Sem comentários: