18 de julho de 2021

BREMGARTEN

 

O Circuito de Bremgarten era uma pista de automobilismo, localizada em Berna, na Suíça e que recebeu o Campeonato do Mundo de F1 na década de cinquenta.
Em 1931, foi construída uma pista para corridas de motociclismo no Bremgartenwald, a floresta de Bremgarten. O circuito que não disponha de nenhuma verdadeira reta, era um misto de curvas rápidas.
No ano de 1934, foi disputada a primeira corrida com carros de Grande Prémio, uma prova que teve o piloto alemão, Hans Stuck e a marca germânica, Auto Union, como vencedores. Nos cinco anos seguintes, pilotos alemães e equipas alemãs venceram todas as provas aí realizadas, Rudolf Caracciola ganhou por três vezes, Bernd Rosemeyer e Hermann Lang triunfaram por uma vez. Nas marcas, a Auto Union ganhou uma prova, enquanto que a Mercedes venceu quatro.
Com o eclodir da Segunda Guerra Mundial, as corridas foram interrompidas, voltando a ser disputadas no final dos Anos Quarenta, mas já com o domínio das equipas e dos pilotos italianos.
Em 1950, nasceu o Campeonato do Mundo de F1. O Grande Prémio da Suíça, em Bremgarten, integrou o lote de sete nações que sediavam uma corrida do campeonato.
Juan Manuel Fangio, em Alfa Romeo, obteve a pole-position. Na corrida, o piloto argentino não foi feliz e viu-se obrigado a desistir com problemas de motor no seu carro, deixando a vitória para o seu companheiro de equipa, Nino Farina.
Em 1951, a corrida helvética inaugurou o campeonato. Fangio apresentou-se ao seu melhor nível e não deu hipóteses aos seus adversários. Conseguiu não só a pole-position, como venceu a corrida com 55 segundos de vantagem para o segundo classificado.
No ano seguinte o domínio coube à Ferrari. Nino Farina conquistou a pole-position e liderou a corrida até à 16ª volta, altura em que o seu Ferrari deu problemas e o obrigou a abandonar. Piero Taruffi, também em Ferrari, assumiu o comando da corrida e venceu a prova, alcançando ainda a volta mais rápida.
Em 1953, Fangio voltou a obter a pole-position, mas na corrida o piloto da Maserati apenas conseguiu o 4º lugar, com a vitória, e a volta mais rápida, a pertencer a Alberto Ascari em Ferrari.
No ano de 1954, o argentino Froilán González, ao volante de um Ferrari, conquistou a pole-position, mas na corrida foi outro argentino a vencer, Juan Manuel Fangio ganhou pela segunda vez em Bremgarten, o que foi o ultimo Grande Prémio da Suíça até 1982, quando a corrida foi disputada em França, no Circuito Dijon-Prenois.
Em 1955, após o grave acidente nas 24 Horas de Le Mans, o governo suíço proibiu todas as provas de automobilismo no país, o que vigorou até Junho de 2018, quando se disputou a corrida de Formula E, nas ruas de Zurique.
Nos cinco anos que o Circuito de Bremgarten sediou o Grande Prémio da Suíça a contar para o Campeonato Mundial de F1, Juan Manuel Fangio foi o piloto que somou mais vitórias, com dois triunfos. Nas equipas, a Alfa Romeo e a Ferrari, também venceram por duas vezes.  

Sem comentários: