Robert McGregor Innes Ireland nasceu no dia 12 de Junho de 1930 em Mytholmroyd, Inglaterra.
Apesar de ter nascido na Inglaterra, Innes Ireland era descendente de uma família escocesa e durante a adolescência, os seus pais regressaram à Escócia, onde Innes estudou e se formou em engenharia mecânica na Rolls-Royce, primeiro em Glasgow e depois em Londres.
Ireland serviu ainda o exército escocês. Foi nomeado tenente na King's Own Scottish Borderers e serviu no Regimento de Pára-quedistas na Zona do Canal de Suez durante 1953 e 1954.
No ano de 1954, Innes Ireland começou a disputar corridas com um Riley 9, mas foi só em 1957 que passou a levar a sua carreira de piloto mais a sério. O bom desempenho como piloto, aliado às vitórias que conseguiu, abriram-lhe as portas da F1.
No dia 31 de Maio de 1959, Innes Ireland estreou-se no Campeonato Mundial de F1 com a Lotus no Grande Prémio da Holanda, no circuito de Zandvoort. Ireland terminou a corrida no 4º lugar e conquistou 3 pontos. Nessa temporada apenas voltou a pontuar na última prova do campeonato, no Grande Prémio dos Estados Unidos, onde conseguiu o 5º lugar.
Em 1960, Ireland começou o campeonato com o 6º lugar na Argentina e conseguiu o seu primeiro pódio no mesmo palco onde tinha conquistado os seus primeiros pontos, em Zandvoort, na Holanda, ao terminar a corrida no 2º lugar. Em Inglaterra voltou a subir ao pódio, com o 3º lugar e depois de ter sido 6º em Portugal, no circuito da Boavista, terminou no 2º lugar o Grande Prémio dos Estados Unidos.
No ano seguinte, Ireland apenas pontuou em duas das seis corridas em que participou. Foi 4º em França e na última prova do campeonato, nos Estados Unidos, conquistou a vitória, a sua primeira na F1 e também a primeira da equipa Lotus.
Em 1962, Innes Ireland continuou a correr com um Lotus, mas da equipa British Racing Partnership. O 5º lugar no Grande Prémio de África do Sul foi a única prova em que terminou nos lugares pontuáveis.
No ano de 1963, conseguiu o 4º lugar na Holanda e na Itália.
Em 1964, o melhor que Ireland conseguiu foram dois 5ºs lugares, na Áustria e em Itália.
O ano de 1965, foi o pior de Ireland na F1. O piloto britânico não conseguiu um único ponto nas seis provas que disputou.
Em 1966, Ireland apenas disputou os Grandes Prémios dos Estados Unidos e do México, tendo desistido em ambos. No final desse ano retirou-se da F1.
Nos anos seguintes ainda disputou algumas corridas de Endurance, mas no início da década de setenta deixou o automobilismo de lado e voltou à Escócia onde estabeleceu um negócio de pesca. Seis anos depois, voltou a Inglaterra para trabalhar no ramo de comércio automóvel. No início dos anos oitenta, dedicou-se ao jornalismo e voltou a acompanhar a F1 como comentador de televisão.
Em 1992, foi eleito presidente do British Racing Drivers Club.
No dia 22 de Outubro de 1993, Ireland morreu vítima de cancro.
Innes Ireland esteve 8 anos na F1. Disputou 50 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 1 volta mais rápida e 4 pódios.
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