12 de junho de 2022

INNES IRELAND

 

Robert McGregor Innes Ireland nasceu no dia 12 de Junho de 1930 em Mytholmroyd, Inglaterra.
Apesar de ter nascido na Inglaterra, Innes Ireland era descendente de uma família escocesa e durante a adolescência, os seus pais regressaram à Escócia, onde Innes estudou e se formou em engenharia mecânica na Rolls-Royce, primeiro em Glasgow e depois em Londres.
Ireland serviu ainda o exército escocês. Foi nomeado tenente na King's Own Scottish Borderers e serviu no Regimento de Pára-quedistas na Zona do Canal de Suez durante 1953 e 1954.
No ano de 1954, Innes Ireland começou a disputar corridas com um Riley 9, mas foi só em 1957 que passou a levar a sua carreira de piloto mais a sério. O bom desempenho como piloto, aliado às vitórias que conseguiu, abriram-lhe as portas da F1.
No dia 31 de Maio de 1959, Innes Ireland estreou-se no Campeonato Mundial de F1 com a Lotus no Grande Prémio da Holanda, no circuito de Zandvoort. Ireland terminou a corrida no 4º lugar e conquistou 3 pontos. Nessa temporada apenas voltou a pontuar na última prova do campeonato, no Grande Prémio dos Estados Unidos, onde conseguiu o 5º lugar.
Em 1960, Ireland começou o campeonato com o 6º lugar na Argentina e conseguiu o seu primeiro pódio no mesmo palco onde tinha conquistado os seus primeiros pontos, em Zandvoort, na Holanda, ao terminar a corrida no 2º lugar. Em Inglaterra voltou a subir ao pódio, com o 3º lugar e depois de ter sido 6º em Portugal, no circuito da Boavista, terminou no 2º lugar o Grande Prémio dos Estados Unidos.
No ano seguinte, Ireland apenas pontuou em duas das seis corridas em que participou. Foi 4º em França e na última prova do campeonato, nos Estados Unidos, conquistou a vitória, a sua primeira na F1 e também a primeira da equipa Lotus.
Em 1962, Innes Ireland continuou a correr com um Lotus, mas da equipa British Racing Partnership. O 5º lugar no Grande Prémio de África do Sul foi a única prova em que terminou nos lugares pontuáveis. 
No ano de 1963, conseguiu o 4º lugar na Holanda e na Itália.
Em 1964, o melhor que Ireland conseguiu foram dois 5ºs lugares, na Áustria e em Itália.
O ano de 1965, foi o pior de Ireland na F1. O piloto britânico não conseguiu um único ponto nas seis provas que disputou.
Em 1966, Ireland apenas disputou os Grandes Prémios dos Estados Unidos e do México, tendo desistido em ambos. No final desse ano retirou-se da F1.
Nos anos seguintes ainda disputou algumas corridas de Endurance, mas no início da década de setenta deixou o automobilismo de lado e voltou à Escócia onde estabeleceu um negócio de pesca. Seis anos depois, voltou a Inglaterra para trabalhar no ramo de comércio automóvel. No início dos anos oitenta, dedicou-se ao jornalismo e voltou a acompanhar a F1 como comentador de televisão. 
Em 1992, foi eleito presidente do British Racing Drivers Club. 
No dia 22 de Outubro de 1993, Ireland morreu vítima de cancro.
Innes Ireland esteve 8 anos na F1. Disputou 50 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 1 volta mais rápida e 4 pódios.

Sem comentários: