19 de fevereiro de 2023

MARINA BAY


 O Circuito Urbano de Marina Bay é uma pista citadina localizada na cidade-estado de Singapura.
Marina Bay é uma baía artificial junto ao centro financeiro de Singapura e foi o local que o arquiteto alemão Hermann Tilke escolheu para desenhar o circuito nas ruas da cidade, no entanto o projeto acabou por ser retocado pela KBR, Inc. uma empresa norte-americana de engenharia e construção. Com a reta da meta e a zona das boxes a serem construídas numa zona baldía, onde foi também construída a roda gigante de 165 metros de altura, Singapore Flyer, o circuito conta com 23 curvas e com 5.065 quilómetros de extensão.
Em Maio de 2007, o então patrão da F1, Bernie Ecclestone, o empresário singapurense Ong Beng Seng e o Singapore Tourism Board anunciaram o acordo para a realização do Grande Prémio de Singapura nos cinco anos seguintes. Em 2012, o acordo foi renovado por mais cinco anos e em 2017 a prova ficou garantida até 2021.
No dia 28 de Setembro de 2008, foi disputado o primeiro Grande Prémio de Singapura, uma corrida que entrou para a história da F1. Para além de ter sido a primeira a ser disputada à noite, foi também o 800º Grande Prémio de F1. Felipe Massa em Ferrari obteve a pole, mas durante a corrida o piloto brasileiro caiu para o último lugar depois de ter parado nas boxes, para reabastecer e ter arrancado ainda com a mangueira agarrada ao carro, o que o obrigou a parar no final das boxes para ser retirada a mangueira. Na história ficou ainda o escândalo de manipulação de resultado que ditou a vitória da Renault e de Fernando Alonso. Na 12ª volta, o piloto espanhol entrou nas boxes para trocar pneus e reabastecer, duas voltas depois o seu companheiro de equipa, Nelson Piquet Jr. bateu no muro da curva 17, uma zona onde não era possível retirar o carro sem a entrada do Safety Car. Apesar de todos terem achado toda essa situação bastante estranha, só em Setembro do ano seguinte, a FIA comprovou que a Renault, através do seu chefe de equipa Flavio Briatore, e do diretor de engenharia da equipa Pat Symonds, ordenou que Nelson Piquet Jr batesse contra o muro propositadamente e assim Alonso assumisse a liderança da corrida. A Renault acabou por ser advertida com uma “pena suspensa” de dois anos, durante os quais estava impedida de se envolver em incidentes graves e ainda ficou obrigada a colaborar com o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a segurança na F1. Briatore foi banido de todos os desportos motorizados, Symonds foi suspenso durante cinco anos, Piquet Jr foi ilibado das acusações por ter colaborado nas investigações e Alonso foi declarado inocente por desconhecer o embuste.
Até aos dias de hoje, Marina Bay sediou sempre o Grande Prémio de Singapura, com excepção no ano de 2020 em que a prova foi cancelada devido à pandemia coronavírus (COVID-19).
Por três vezes o circuito sofreu ligeiras alterações. A primeira em 2013, quando foi removida a chicane na curva 10. Em 2015 foram alteradas as curvas 11, 12 e 13. Já em 2023 foram retiradas as curvas 16, 17, 18 e 19.
Nos 14 anos que a F1 já visitou Marina Bay foram 6 os pilotos vencedores, com Sebstian Vettel a colecionar 5 triunfos, e 5 as equipas vencedoras, com a Mercedes, Red Bull e Ferrari e dividirem 4 vitórias.

Sem comentários: