24 de agosto de 2022

EDDIE JORDAN

 

Edmund Patrick Jordan, mais conhecido por Eddie Jordan, nasceu no dia 30 de Março de 1948 em Dublin, Irlanda.
Depois de ter passado pela Saint Anne's Pre-School em Milltown e de ter estudado onze anos na Synge Street Christian Brothers School, onde ponderou dedicar-se a padre e mais tarde a dentista, Eddie Jordan tirou o curso de contabilidade no College of Commerce, em Dublin e começou a trabalhar no Banco da Irlanda. Durante uma greve bancária em Dublin no ano de 1970, Jordan passou grande parte do verão na ilha de Jersey, a maior ilha do Canal da Mancha, onde presenciou corridas de karting pela primeira vez, tendo começado a competir em algumas provas. Quando regressou a Dublin comprou um kart e em 1971 participou no Campeonato Irlandês de Karting e conquistou o título de campeão.  
Em 1974, disputou o campeonato de Formula Ford e no ano seguinte mudou para a F3. Em 1976, quando ainda corria na F3, sofreu um acidente em Mallory Park, onde partiu a perna esquerda. No ano seguinte e já totalmente recuperado, disputou o campeonato de Formula Atlantic, tendo vencido o campeonato em 1978. Em 1979, junto com o sueco Stefan Johansson, correu no Campeonato Britânico de F3, onde ambos usaram o nome de “Team Irland”. Ainda nesse ano, Jordan disputou algumas corridas de F2 e fez alguns testes para a McLaren.
No final de 1979, Jordan fundou a Eddie Jordan Racing, equipa que participou no Campeonato Britânico de F3 entre 1980 e 1987, tendo vencido o campeonato desse ano com o piloto Johnny Herbert.
Em 1988, a Eddie Jordan Racing passou a disputar o Campeonato F3000. Herbert conquistou a primeira vitória na categoria para a equipa irlandesa e no ano seguinte, já com o francês Jean Alesi ao volante, venceu o campeonato. 
O sucesso da equipa levou Eddie Jordan a pensar em voos mais altos e no início do ano de 1991 a equipa mudou de nome e passou a designar-se por Jordan Grand Prix, para disputar o Campeonato do Mundo de F1. Nesse primeiro ano a equipa superou todas as expectativas e ainda deu ao jovem Michael Schumacher a sua estreia na F1. Após ter disputado apenas uma corrida pela equipa, o alemão ingressou na Benetton.
Em 1998, a equipa Jordan conseguiu o seu melhor resultado em corrida com Damon Hill e Ralf Schumacher a terminarem o Grande Prémio da Bélgica em 1º e 2º lugar. Já o ano de 1999, foi o melhor da Jordan na F1, pois Heinz-Harald Frentzen terminou o campeonato no 3º lugar.
A partir de 2000, a Jordan começou a sentir sérias dificuldades. À perda dos motores Honda, seguiu-se a retirada do patrocínio da DHL e a Benson & Hedges diminuiu de forma significativa o seu investimento na equipa. Apesar de tudo e de forma inesperada, Giancarlo Fisichella venceu o Grande Prémio do Brasil, conquistando a sua primeira vitória na F1, mas também a última dos motores Ford e da Jordan Grand Prix. 
No início do ano de 2005, Eddie Jordan vendeu a sua equipa ao Midland Group, financiado pelo rico empresário canadense Alex Schnaider. O sonho de Eddie Jordan, seu orgulho e alegria, a 'equipe do rock and roll', foram perdidos para sempre nas duras realidades da F1 moderna.
Em 2009, Eddie Jordan tornou-se comentador da BBC Sport F1. 
Fora do mundo do automobilismo, Eddie Jordan é entusiasta por Rock e já teve uma banda chamada: "Eddie & The Robbers", onde tocava bateria. Foi accionista do Celtic F.C. e é apaixonado por golfe, corridas de cavalos e barcos, tendo circunavegado o mundo em 2015. É ainda um grande apreciador de arte irlandesa e possui uma ampla coleção que inclui Louis le Brocquy , Felim Egan e Markey Robinson.
Eddie Jordan é padrinho da instituição de caridade de cancro infantil, CLIC Sargent. Em 2012, foi agraciado com a Ordem do Império Britânico pelo seu trabalho de caridade relacionado ao CLIC, que arrecadou 11 milhões de libras em 3 anos e construiu casas onde os pais possam ficar enquanto os filhos fazem tratamento.

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