27 de abril de 2022

BRM P57

 

O BRM P57 foi o quarto carro de F1 da equipa britânica British Racing Motors.
Projetado pelo engenheiro britânico, Tony Rudd, Diretor Técnico da BRM, o P57 completou as primeiras voltas durante os treinos do Grande Prémio de Itália de 1961, pela mão do piloto inglês Graham Hill. O BRM P57 tinha um chassis de estrutura tubular, motor V8 de 1,5 litros, um sistema inovador de injeção de gasolina Lucas, que lhe proporcionava atingir as 11.000 rotações. Mas a maior curiosidade do carro eram os seus oito tubos de escape colocados em posição vertical, mas mais tarde e devido a problemas estruturais, foram substituídos por um desenho mais convencional, em forma horizontal.
No dia 20 de Maio de 1962, disputou-se o Grande Prémio da Holanda, a primeira prova da temporada e o BRM P57 teve uma estreia vitoriosa, com Graham Hill a ganhar a corrida de forma categórica, tendo liderado 68 das 80 voltas da corrida. O piloto britânico voltou a vencer mais três corridas (Alemanha, Itália e África do Sul), foi ainda 2º na Bélgica e nos Estados Unidos, 4º em Inglaterra, 6º no Mónaco e apenas não pontuou em França. Hill conquistou o título de Campeão Mundial de Pilotos e a BRM venceu pela primeira e única vez o Campeonato do Mundo de Construtores. 
No ano seguinte a BRM voltou a usar o P57, no entanto o sucesso do ano anterior já não foi alcançado. Graham Hill venceu apenas duas corridas e terminou o campeonato na segunda posição, com 29 pontos, os mesmos que o seu companheiro de equipa, Richie Ginther.
Após o ano de 1964, a BRM deixou de usar o modelo P57, no entanto o carro ainda correu, nesse ano e no seguinte, inscrito pela equipa privada Scuderia Centro Sud e também pela equipa de Maurice Trintignant, mas sem resultados significativos.

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