28 de fevereiro de 2023

MARIO ANDRETTI

 

Mario Gabriele Andretti nasceu no dia 28 de Fevereiro de 1940 em Montona no então Reino de Itália, atual Motovun, Croácia.
No final da Segunda Guerra Mundial, a Ístria, a maior península do mar Adriático e onde se encontra a cidade de Motovun, foi anexada pela Jugoslávia, conforme foi confirmado pelo Tratado de Paris em 1947. A família Andretti deixou a região em 1948 e fixou-se na cidade italiana de Lucca, na Toscana. 
As primeiras memórias de Mario Andretti no automobilismo foram em 1954, quando assistiu a um troço da corrida Mille Miglia, ficando fascinado com a condução do vencedor da prova, o bi-campeão do mundo de F1, Alberto Ascari. Nesse mesmo ano, Andretti esteve presente em Monza, onde se disputou o Grande Prémio de Itália, para ver Ascari e Juan Manuel Fangio a lutar pela vitória.
Em 1955, a família Andretti rumou aos Estados Unidos da América, fixando-se em Nazareth, no estado da Pensilvânia. Depois de terminar os estudos, em 1959, Mario conseguiu uma carta de condução falsa, já que não tinha 21 anos, para poder participar numa corrida amadora. Nessa época, Mario e o seu irmão gémeo, Aldo, trabalhavam na oficina do seu tio e com o dinheiro que conseguiam ganhar participaram na Limited Sportsman Class, ao volante de um Hudson 1948. Sem conhecimento dos seus pais, os dois irmãos passaram a correr de forma alternada em pistas ovais, de terra batida, perto de Nazareth e cada um ganhou duas das quatro primeiras corridas. Perto do final do ano, Aldo sofreu um grave acidente e então os seus pais descobriram que os gémeos disputavam corridas. Mario continuou a sua paixão e em 1960 e 1961, ganhou 21 das 46 provas de Stock Cars em que participou.
Em 1964, Mario Andretti nacionalizou-se cidadão dos Estados Unidos e começou a sua carreira no automobilismo ao disputar o campeonato USAC, a categoria antecessora da Formula Indy Car. Dois anos mais tarde, passou também a participar em algumas provas do campeonato NASCAR. No ano de 1965, em Indianápolis, Mario conheceu Colin Chapman, o dono da equipa de F1 Lotus que venceu a prova americana desse ano através de Jim Clark. Mario Andretti confidenciou a Chapman que tinha a ambição de correr na F1, o dono da Lotus apenas lhe respondeu: “Quando estiveres pronto, liga-me”. Em 1968, Andretti sentiu que estava preparado e ligou a Colin Chapman.
Em Setembro de 1968, Mario Andretti esteve ao volante de um terceiro Lotus no Grande Prémio de Itália de F1, mas o piloto norte-americano apenas participou nos treinos de qualificação. Um mês mais tarde, estreou-se no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio dos Estados Unidos em Watkins Glen, obtendo a pole-position, mas na corrida viu-se obrigado a desistir na 32ª volta com problemas de embraiagem no seu Lotus-Ford. 
No ano seguinte, de novo com a Lotus, participou em três provas (África do Sul, Alemanha e Estados Unidos), mas desistiu em todas.
Em 1970, disputou cinco corridas com a equipa March. Abandonou em quatro e terminou no 3º lugar o Grande Prémio de Espanha, conseguindo o seu primeiro pódio na F1.
Em 1971, Mario foi contratado pela Ferrari para conduzir um terceiro carro em metade das provas do campeonato. Andretti começou o campeonato da melhor maneira ao vencer o Grande Prémio da África do Sul e assim conquistou a sua primeira vitória na F1. Nessa temporada voltou a pontuar com o 4º lugar no Grande Prémio da Alemanha.
No ano de 1972 e ainda com a Ferrari, Andretti disputou cinco provas. Foi 4º na África do Sul e 6º nos Estados Unidos.
Depois de não ter disputado nenhuma corrida de F1 em 1973, Mario regressou em 1974 com a equipa Parnelli, participando apenas no Grande Prémio do Canadá.
No ano de 1975, Andretti disputou, pela primeira vez, uma temporada inteira de F1. Ainda com a equipa Parnelli, pontuou apenas em duas das doze provas em que participou. Foi 4º na Suécia e 5º em França.
Em 1976, Mario regressou à Lotus, tendo disputado duas corridas com a Parnelli. Mas foi na equipa de Colin Chapman que Andretti teve sucesso. Depois de ter conseguido o 5º lugar em França e na Áustria, conquistou três pódios nas últimas cinco corridas, com o 3º lugar na Holanda e no Canadá e venceu o Grande Prémio do Japão.
Em 1977, Andretti conquistou quatro vitórias (Long Beach, Espanha, França e Itália), foi 2º nos Estados Unidos, 5º na Argentina e no Mónaco e 6º na Suécia. No final do campeonato somou 47 pontos e classificou-se na 3ª posição.
No ano de 1978, Mario tirou ainda melhor proveito da superioridade do Lotus-Ford sobre todos os outros carros, para conquistar seis vitórias (Argentina, Bélgica, Espanha, França, Alemanha e Holanda), o 2º lugar em Long Beach, o 4º lugar no Brasil e o 6º em Itália. Mario Andretti e a Lotus venceram ambos os títulos mundiais que foram, em parte, ensombrados pela morte do segundo piloto da Lotus, o Sueco Ronnie Peterson, devido ao grave acidente que sofreu em Monza.
Em 1979, Mario continuou com a Lotus, porém o sucesso já não foi o mesmo do ano anterior. O 3º lugar no Grande Prémio de Espanha foi o melhor resultado de toda a temporada.
No ano de 1980, Andretti apenas conseguiu pontuar no Grande Prémio dos Estados Unidos, com o 6º lugar.
Em 1981, o piloto norte-americano deixou a Lotus e ingressou na Alfa Romeo. Começou a temporada com o 4º lugar no Grande Prémio de Long Beach, mas o restante campeonato foi um fracasso, sem mais nenhum resultado relevante.
Em 1982, Andretti disputou o Grande Prémio de Long Beach com a Williams, depois de Carlos Reutemann ter deixado de forma repentina a equipa britânica. Nas duas últimas provas do campeonato, voltou à Ferrari para substituir Didier Pironi que ficou gravemente ferido nos treinos para o Grande Prémio da Alemanha. No Grande Prémio de Itália, Andretti obteve a pole-position e terminou a corrida no 3º lugar. Duas semanas depois, no Grande Prémio de Las Vegas, Mario foi obrigado a desistir com problemas de suspensão no seu Ferrari na 26ª volta, naquela que foi a sua última corrida de F1.
De regresso aos Estados Unidos, Andretti disputou o campeonato Indy Car até 1994, tendo-se sagrado campeão em 1984. 
Entre 1965 e 1994, com excepção do ano de 1979, Andretti participou nas 500 Milhas de Indianápolis, tendo vencido a prova em 1969 ao volante de um Hawk-Ford. 
Disputou as 24 Horas de Le Mans nove vezes (1966, 1967, 1982, 1983, 1988, 1995, 1996, 1997 e 2000), ganhou a classe WSC em 1995 a bordo de um Courage-Porsche. 
Entre 1966 e 1968 participou nas 500 Milhas de Daytona e conquistou a vitória em 1967 com um Holman Moody-Ford.
Andretti ganhou também as 12 Horas de Sebring em 1967, 1970 e 1972. Ainda em 1972, venceu os 1000 Quilómetros de Brands Hatch, as 6 Horas de Daytona e as 6 Horas de Watkins Glen. Em 1974 conquistou a vitória nos 1000 Quilómetros de Monza.
Em 1986, Mario Andretti passou a integrar o Indianapolis Motor Speedway Hall of Fame e em 2001, passou a fazer parte do International Motorsports Hall of Fame. No dia 23 de Outubro de 2006, recebeu a mais alta condecoração civil concedida pelo governo italiano, o Commendatore dell'Ordine al Merito della Repubblica Italiana, em homenagem à sua brilhante carreira de piloto, serviço público e pelo seu empenho e respeito pela herança italiana. Em 2016, foi nomeado cidadão honorário de Lucca.
Mario Andretti esteve 14 anos envolvido na F1. Disputou 128 Grandes Prémios. Conquistou 12 vitórias, 18 poles-positions, 10 voltas mais rápidas e 19 pódios.

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