19 de setembro de 2021

JUAN PABLO MONTOYA

 

Juan Pablo Montoya Roldán nasceu no dia 20 de Setembro de 1975 em Bogotá, Colômbia.
Com apenas 4 anos de idade e impulsionado pelo seu pai, arquiteto e grande entusiasta de automobilismo, começou a andar de karting e a disputar as primeiras corridas. 
No ano de 1992, disputou o campeonato colombiano de Formula Renault e frequentou a escola de pilotagem Skip Barber Racing School, nos Estados Unidos, tendo sido um dos melhores alunos do ano. No ano seguinte, venceu o campeonato Chevrolet Swift GTI, tendo vencido sete das oito corridas. 
Em 1994, disputou três competições diferentes. Começou com o campeonato colombiano Sudan Karting 125cc, sagrando-se campeão. Seguiu-se o campeonato americano Skip Barber Pro series, em que terminou na 3ª posição, e terminou com o campeonato mexicano Formula N, onde também se sagrou campeão. Em 1995, viajou para Inglaterra onde nesse mesmo ano terminou no 3º lugar o campeonato britânico de Formula Vauxhall. No ano seguinte, disputou o campeonato inglês de F3, tendo vencido duas corridas e terminado a competição na 5ª posição. 
Em 1997 e 1998, correu no Campeonato Internacional de Formula 3000. Depois de ter ficado a apenas um ponto e meio do primeiro lugar em 1997, no ano que se seguiu conquistou o título de campeão.
Nos anos de 1999 e 2000, disputou o campeonato CART nos Estados Unidos com a equipa Ganassi. Sagrou-se campeão em 1999, mas no ano seguinte ficou-se pela 9ª posição.
Em 2001, Juan Pablo Montoya foi contratado pela equipa Williams e estreou-se no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio da Austrália, a primeira corrida da temporada. Depois de ter colecionado quatro desistências nas quatro primeiras corridas do campeonato, conseguiu o 2º lugar no Grande Prémio de Espanha, obtendo assim os seus primeiros pontos e também o seu primeiro pódio na F1. Nas restantes corridas, voltou a terminar no 2º lugar em Nurburgring, onde se correu o Grande Prémio da Europa, e no Japão, pelo meio foi 4º em Inglaterra e no Grande Prémio de Itália conquistou a sua primeira vitória na F1, depois de partir da pole-position.
No ano seguinte, pontuou em doze das dezassete corridas do campeonato, somando sete pódios mas nenhuma vitória. 
O ano de 2003 foi melhor que o anterior. Apesar de ter pontuado em apenas metade das seis primeiras provas da temporada, Montoya conseguiu oito pódios consecutivos, incluindo a vitória no Mónaco e na Alemanha. A duas corridas do final do campeonato, o piloto colombiano estava a um único ponto do líder, Michael Schumacher, mas apenas três pontos conquistados nessas duas provas, ceifaram as aspirações de Montoya que terminou o campeonato na 3ª posição, tal como tinha acontecido no ano anterior.
Em 2004, terminou treze corridas nos lugares pontuáveis, mas apenas conseguiu três pódios. Foi 3º em San Marino, 2º na Malásia e ganhou a última corrida do campeonato, o Grande Prémio do Brasil.
No ano de 2005, Juan Pablo Montoya trocou a Williams pela McLaren. Apesar de ter vencido por três vezes, em Inglaterra, Itália e no Brasil, o campeonato não foi brilhante. O colombiano ficou de fora no Grande Prémio do Bahrain e no Grande Prémio de San Marino devido a ter-se lesionado a jogar ténis. No Grande Prémio do Canadá, foi desclassificado por ter saído do pit lane quando estava o semáforo vermelho aceso. Uma semana mais tarde, não largou para o Grande Prémio dos Estados Unidos, junto com os restantes pilotos das equipas que usavam os pneus Michelin. 
Em 2006, Montoya apenas disputou as primeiras dez corridas do campeonato. Foi 2º no Mónaco, 3º em San Marino, 4º na Malásia, 5º no Bahrain e 6º em Inglaterra. O relacionamento entre o piloto colombiano e Ron Dennis, o chefe da equipa McLaren, não era o melhor e no Grande Prémio dos Estados Unidos o seu futuro ficou selado quando bateu no carro de Kimi Raikkonen, o seu companheiro de equipa. Uma semana após a corrida, Montoya anunciou que se iria retirar da F1 no final do campeonato, mas dois dias depois, Ron Dennis afirmou que o colombiano deixava de imediato a McLaren.
Juan Pablo Montoya regressou aos Estados Unidos onde correu no campeonato NASCAR entre 2006 e 2014.  Disputou as 24 Horas de Daytona, tendo vencido a prova em 2007, 2008 e 2013. Correu as 500 Milhas de Indianápolis em 2000 e entre 2014 e 2017, ganhando a corrida em 2000 e 2015. Disputou as 24 Horas de Le Mans em 2018 e em 2020, tendo conseguido o 3º lugar na classe LMP2 em 2018.
Juan Pablo Montoya esteve seis anos na F1. Disputou 94 Grandes Prémios. Conquistou 7 vitórias, 13 poles-positions, 12 voltas mais rápidas e 30 pódios.

1 comentário:

Lucas disse...

Era tão rápido quanto o Schumacher, porém não tinha a mesma concentração e consistência do alemão. A narração colombiana das últimas voltas daquele GP de Mônaco de 2003 é de arrepiar, nível Murray Walker de qualidade.