16 de novembro de 2022

FERRARI 500

 

O Ferrari Tipo 500 foi o carro que a equipa italiana usou em 1952 e 1953.
Com a saída da Alfa Romeo das corridas de F1, a Federação Internacional de Automobilismo, decidiu que o Campeonato Mundial de F1 de 1952 e de 1953 seria realizado com os regulamentos da F2. O objetivo da FIA era colmatar a pouca competitividade nas corridas devido à ausência da Alfa Romeo.
A Ferrari foi a única equipa que soube aproveitar da melhor maneira as novas regras. Com um carro projetado por Aurelio Lampredi, designer-chefe da Ferrari, e alimentado por um motor simples de 4 cilindros em linha com duas velas de ignição por cilindro e que foi instalado atrás do eixo frontal, para equilibrar a distribuição do peso. A caixa de quatro velocidades, montada com diferencial e ligada ao motor através de um pequeno eixo de transmissão, que passava por baixo do banco do piloto. A suspensão, era também das mais simples, duplo braço triangular na frente e barra estabilizadora, De Dion, na parte de trás.
Toda essa combinação de design, economia e peso, aliada à excelente pilotagem de Alberto Ascari, tornaram o Ferrari Tipo 500 um dos carros mais vitoriosos da história da F1.
Piero Taruffi estreou o Ferrari Tipo 500  com uma vitória, na primeira corrida do Campeonato do Mundo de F1 de 1952, na Suíça. Depois, Alberto Ascari venceu as seis provas em que a equipa italiana participou e sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos. 
No ano de 1953, a história foi quase idêntica. Alberto Ascari venceu cinco corridas e voltou a ganhar o Campeonato do Mundo de Pilotos. Mike Hawthorn e Nino Farina venceram uma prova cada um. A Ferrari só não ganhou a última corrida, em Itália. 
O Ferrari Tipo 500, venceu 14 das 15 corridas em que participou e foi o carro que ganhou o primeiro título mundial para a marca de Maranello.

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