15 de novembro de 2020

HESKETH


A Hesketh Racing foi uma equipa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 entre 1973 e 1978.
O inglês Lord Alexander Hesketh, criou em 1972 uma equipa de automobilismo para participar em corridas de F3, tendo Anthony Horsley como piloto. 
Com Alexander Hesketh como chefe de equipa, a dupla viajou pelos circuitos europeus sem grande sucesso mas com muita diversão e foi num desses circuitos que Hesketh conheceu o piloto James Hunt, que procurava um lugar para competir. Hunt substituiu Horsley, que passou a fazer parte da administração da equipa e Alexander Hesketh decidiu deixar a F3 e participar na F2. Depois de ver que estava a gastar tanto dinheiro em categorias inferiores, Lord Hesketh resolveu participar na F1.
Em 1973, o projectista Harvey Postlethwaite foi contratado para melhorar o chassis March que a equipa iria usar no Campeonato Mundial de F1 dessa temporada. A equipa Hesketh, que chegava aos circuitos de Rolls-Royce, tinha um mordomo para servir champagne aos convidados e ficava instalada em hotéis de cinco estrelas, estreou-se na F1 no Grande Prémio do Mónaco de 1973, com James Hunt a ter problemas de motor, perto do final da corrida, mas ainda a conseguir classificar-se no 9º lugar. Depois do 6º lugar em França e do 4º posto em Inglaterra, Hunt obteve o primeiro pódio para a Hesketh no Grande Prémio da Holanda com o 3º lugar. Na última prova da temporada, nos Estados Unidos, a Hesketh conseguiu o 2º lugar e no final do campeonato, com os 14 pontos conquistados, obteve o 5º posto, um lugar à frente da Ferrari.
Em 1974, Postlethwaite projectou um carro totalmente novo, o Hesketh 308. Apesar de ter somado bastantes abandonos, Hunt conseguiu o 3º lugar na Suécia, Áustria e Canadá. 
No ano de 1975, a Hesketh começou a temporada com o 2º lugar de James Hunt no Grande Prémio da Argentina, seguiu-se o 6º lugar no Grande Prémio do Brasil e depois de cinco desistências consecutivas, Hunt ofereceu à Hesketh a sua primeira vitória na F1 no Grande Prémio da Holanda em Zandvoort. Até ao final do campeonato, Hunt ainda conseguiu dois 2ºs lugares em França e Áustria, dois 4ºs lugares em Inglaterra e nos Estados Unidos e o 5º lugar no Grande Prémio de Itália. O que permitiu que a equipa Hesketh ocupasse a 4ª posição no Campeonato Mundial de Construtores. Mas, assim como um conto de fadas que parecia ter-se tornado realidade, a Hesketh Racing, sem patrocinadores, ficou sem dinheiro para continuar na F1. James Hunt foi para a McLaren e Lord Alexander Hesketh retirou-se da F1.
A Hesketh ainda continuou na F1 durante mais três anos, pela mão de Anthony Horsley, mas o sucesso desapareceu e a equipa nunca mais conseguiu pontuar. 
O Grande Prémio da África do Sul de 1978, foi a última corrida que a Hesketh participou com o norte-americano Eddie Cheever como piloto que se viu obrigado a desistir na 8ª volta com problemas de motor. Depois de não conseguir qualificar-se para os seguintes três Grandes Prémios, a Hesketh fechou as portas em definitivo.
A equipa Hesketh Racing esteve envolvida na F1 durante 6 anos e nos últimos 5 construiu os seus próprios carros, que disputaram 52 Grandes Prémios, conquistaram 1 vitória, 1 volta mais rápida e 7 pódios.  

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