14 de setembro de 2022

DAVID COULTHARD

 

David Coulthard nasceu no dia 27 de Março de 1971 em Twynholm, Escócia.
Descendente de uma família ligada ao automobilismo, pois o seu avô participou no Rally de Monte Carlo e o seu pai competiu em kartings, tornando-se campeão escocês. David Coulthard foi educado no Kirkcudbright Academy, onde teve um aproveitamento acima da média.
No dia do seu décimo primeiro aniversário o seu pai ofereceu-lhe um karting, começando aí o seu envolvimento no automobilismo. David passou a competir em corridas e venceu vários campeonatos locais de karting, incluindo o Scottish Junior Kart Championship e o Scottish Kart Championship, assim como o Cumbria Kart Racing Club Championship em 1985.
No ano de 1989, David passou para a Formula Ford e conquistou o campeonato P&O Ferries Formula Ford 1600 Junior, o que lhe proporcionou receber o prémio McLaren/Autosport, para o jovem piloto do ano e lhe deu a possibilidade de testar um McLaren de F1. Em 1990, participou na Formula Opel, mas no ano seguinte disputou a F3 britânica com a equipa Paul Stewart Racing, conseguindo cinco vitórias e o segundo lugar no campeonato, atrás de Rubens Barrichello. Nesse ano ganhou o Grande Prémio de Macau e o Masters de Formula 3. Em 1992 e 1993, Coulthard disputou o campeonato de Formula 3000. Ainda no ano de 93 foi contratado pela equipa de F1 Williams como piloto de testes.
Em 1994, David Coulthard ocupou o lugar deixado vago após a morte de Ayrton Senna na Williams. O Grande Prémio de Espanha, disputado no circuito da Catalunha, foi a sua primeira corrida de F1. Depois de largar da 8ª posição, viu-se obrigado a desistir na 32ª volta com problemas de motor. Os primeiros pontos que conquistou na F1 chegaram na prova seguinte, com o 5º lugar no Grande Prémio do Canadá, resultado que igualou na sua terceira corrida em Silverstone onde se disputou o Grande Prémio de Inglaterra. Depois de duas desistências, na Alemanha e na Hungria, Coulthard voltou a pontuar nas três corridas que disputou. Foi 4º na Bélgica, 6º em Itália e conseguiu o seu primeiro pódio no Circuito do Estoril com o 2º lugar no Grande Prémio de Portugal.
No ano seguinte, David Coulthard continuou com a Williams. Das dezassete provas do campeonato terminou nove, oito no pódio. Foi 3º no Grande Prémio de França, Inglaterra e Europa. 2º no Grande Prémio do Brasil, Alemanha, Hungria e Pacifico. No Grande Prémio de Portugal, David conquistou a sua primeira vitória na F1, no mesmo Circuito do Estoril onde dez anos antes Ayrton Senna tinha também ele obtido o seu primeiro triunfo na categoria. No final da temporada, Coulthard somou 49 pontos e o 3º lugar.
Em 1996, ingressou na McLaren. Na equipa britânica de Woking, David manteve-se nove anos e teve sempre a companhia de pilotos finlandeses, primeiro com Mika Hakkinen durante sete anos e depois com Kimi Raikkonen. Depois de uma primeira temporada onde apenas conseguiu dois pódios, com o 2º lugar no Mónaco e o 3º em Nurburgring onde se disputou o Grande Prémio da Europa, Coulthard venceu pelo menos uma corrida em todas as temporadas seguintes. No circuito australiano de Melbourne conseguiu a sua primeira e também a última vitória pela McLaren, em 1997 e 2003. 
Foi com a McLaren que Coulthard conseguiu a grande maioria das suas vitórias, pole-positions, voltas mais rápidas e pódios. Em 2001, foi vice-campeão e em 1997, 1998 e 2000 terminou o campeonato no 3º lugar.
Em 2005, David Coulthard ingressou na Red Bull Racing, equipa que se estreava na F1. 
O piloto escocês manteve-se durante quatro anos na equipa e conquistou o primeiro pódio da Red Bull na F1 em 2006, com o 3º lugar no Grande Prémio do Mónaco. Coulthard subiu ao pódio com a capa de Super-Homem pelas costas, pois a Red Bull foi a equipa escolhida para promover o filme “SuperMan Returns”. David voltou a subir ao pódio, de novo com um 3º lugar, no Grande Prémio do Canadá de 2008. 
No dia 3 de Julho de 2008 anunciou que se retirava da F1 no final da temporada. O Grande Prémio do Brasil desse ano, foi a última corrida em que participou, desistindo logo após a largada devido a um acidente.
Entre 2010 e 2012, Coulthard participou no DTM (Campeonato Alemão de Carros de Turismo).
No dia 2 de Maio de 2000, o escocês escapou ileso a um acidente com um avião particular em Lyon, em França. Coulthard estava acompanhado com a sua noiva, a modelo norte-americana Heidi Wichlinski, e com o seu preparador físico, o inglês Andrew Matthews. O piloto e co-piloto do jato Learjet prefixo G-MURI morreram no acidente.
Nos 15 anos em que esteve envolvido na F1, David Coulthard disputou 246 Grandes Prémios. Conquistou 13 vitórias, 12 poles-positions, 18 voltas mais rápidas e 62 pódios.

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