11 de agosto de 2021

PATRICK DEPAILLER


Patrick André Eugène Joseph Depailler nasceu no dia 9 de Agosto de 1944 em Clermont-Ferrand, França.
Quando era criança, Patrick Depailler, era um grande admirador do piloto de F1 Jean Behra, o que o inspirou a ser também um piloto de corridas. Na década de sessenta, Depailler começou a competir em provas de Sport ao volante de um Renault Alpine, tendo terminado em 3º lugar nos 1000 km de Monza em 1968. Depois passou pela F2 e também pela F3, onde venceu o título de campeão francês.
No ano de 1972 Patrick Depailler estreou-se na F1 no Grande Prémio de França ao volante de um Tyrrell-Ford. Nesse ano ainda disputou mais uma corrida, nos Estados Unidos, onde terminou em 7º lugar.
Em 1974 ingressou na Tyrrell junto com Jody Scheckter, os dois substituíram o escocês Jackie Stewart, que tinha abandonado a F1 no final do ano de 1973 e o francês François Cevert, que morreu num acidente na última corrida do campeonato anterior. Na primeira corrida do ano, na Argentina, Depailler obteve o seu primeiro ponto na F1, ao terminar em 6º lugar. No Grande Prémio da Suécia, conquistou a sua primeira pole-position e também o seu primeiro pódio com o 2º lugar, atrás do seu companheiro de equipa. Depailler terminou o campeonato com 14 pontos e o 9º lugar na classificação.
No ano seguinte o único resultado relevante foi o 3º lugar no Grande Prémio de África do Sul.
Em 1976 começou a temporada com o 2º lugar no Grande Prémio do Brasil, resultado que obteve também na Suécia, França, Canadá e Japão. Nesse ano e com a exceção das três primeiras provas do campeonato, Depailler guiou o Tyrrell P34, o famoso monolugar de seis rodas. No Campeonato, Depailler ficou em 4º lugar, a trinta pontos do campeão James Hunt.
Na temporada seguinte Depailler continuou a usar o Tyrrell P34, mas o carro mostrou alguma falta de competitividade e fiabilidade obrigando o piloto francês a desistir 9 das 17 provas do campeonato. Um 2º lugar no Canadá, dois 3ºs lugares na África do sul e no Japão e dois 4ºs lugares em Long Beach e na Suécia foram os únicos resultados pontuáveis em toda a temporada.
Em 1978 a Tyrrell voltou a usar um modelo de carro convencional. Após as primeiras quatro provas, Patrick somava dois 3ºs lugares, um 2º e uma desistência. Na corrida seguinte, o Grande Prémio do Mónaco, Depailler depois de largar do 5º posto, conquistou a vitória na corrida, a sua primeira na F1. No final dessa prova, o piloto francês liderava o campeonato com 23 pontos, mas nas 11 corridas seguintes apenas obteve um 2º lugar na Áustria, um 4º lugar em Inglaterra e um 5º lugar no Canadá, que o atiraram para a 5ª posição no final da temporada.
Em 1979, Depailler mudou de equipa e ingressou na Ligier. Depois de ter terminado em 4º lugar no primeiro Grande Prémio da temporada, na Argentina, obteve a segunda posição no Brasil. Na terceira prova do campeonato, na África do Sul, o piloto francês teve que desistir devido a um acidente. Na prova seguinte em Long Beach, regressou aos lugares pontuáveis com um 5º lugar. De seguida, no Grande Prémio de Espanha conquistou a vitória, o que lhe valeu igualar Gilles Villeneuve na liderança do campeonato. Mas os abandonos na Bélgica e no Mónaco, onde ainda conseguiu resgatar o 5º lugar, obrigaram-no a atrasar-se na tabela classificativa. No dia 3 de Junho, Patrick Depailler sofreu um grave acidente de asa-delta, que lhe causou várias fraturas em ambas as pernas e o obrigou a ficar afastado da F1 até final do ano.
A Ligier não renovou o seu contrato para 1980 e Depailler encontrou lugar na equipa Alfa Romeo. No entanto a temporada foi um desastre, nas oito primeiras corridas, somava sete desistências e uma não classificação. 
No dia 1 de Agosto, Depailler testava o Alfa Romeo em Hockenheim quando a suspensão traseira do seu carro partiu, o que o fez perder o controlo do carro que bateu violentamente no muro de proteção na Ost Kurve. Depailler faleceu em função dos ferimentos fatais na cabeça, na mesma data em que, em 1959, morreu também num acidente o seu ídolo Jean Behra.
Patrick Depailler esteve oito anos envolvido na F1. Disputou 95 Grandes Prémios, conquistou 2 vitórias, 1 pole-position, 4 voltas mais rápidas e 19 pódios.


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