26 de junho de 2022

DANIELE AUDETTO

 

Daniele Audetto nasceu no dia 4 de Maio de 1943 em Turim, Itália.
Com pouco mais de vinte anos de idade e depois de ter trabalhado como jornalista desportivo, Audetto iniciou a sua aventura no automobilismo como co-piloto de Luca di Montezemolo na equipa Lancia de rali.
Depois de três anos na equipa, e de se ter formado em administração na Universidade Bocconi, sofreu um grave acidente durante o Rali San Martino di Castrozza em 1972, que lhe custou sérios ferimentos em ambas as pernas. Após a recuperação, Audetto pretendia participar em menos provas de rali e questionou o então Director Desportivo da Lancia, Cesare Fiorio, que lhe propôs ocupar o seu lugar na chefia da equipa, já que Fiorio iria passar para a função de gerente de marketing e assim Daniele Audetto assumiu a seu novo papel.
Em 1976, Enzo Ferrari contratou Daniele Audetto para ser o novo Chefe de Equipa da Ferrari na F1. O ano não foi fácil, pois Audetto começou por se ver obrigado a gerir o relacionamento entre o já consagrado Clay Regazzoni e o novato Niki Lauda, depois teve de lidar com o terrível acidente que quase custou a vida ao piloto austríaco e que lhe fez perder o título de pilotos, pela diferença mínima de 1 ponto, no entanto a Ferrari venceu o Campeonato Mundial de Construtores. 
No ano seguinte, Audetto voltou a Turim para assumir o cargo de Chefe de Equipa da Fiat-Abarth, com o objectivo de vencer o Campeonato do Mundo de Rali, o que conseguiu, não só nesse ano de 1977, com o piloto italiano, Sandro Munari, mas também em 1978 com o finlandês, Markku Alén, e em 1980, com o alemão, Walter Röhrl. 
Em 1981, deixou os ralis e passou a trabalhar como angariador de patrocínios para diversas equipas de F1. 
Em meados da década de oitenta, foi contratado pela Lamborghini e rapidamente foi promovido a Director-Gerente da marca italiana. Em 1989, passou a supervisionar o programa de motores de F1 da Lamborghini, cargo que ocupou até 1993, ano em que a marca de Bolonha decidiu deixar a F1. 
Em 1996, e depois de ter trabalhado no Campeonato do Mundo de Superbike, Daniele Audetto voltou à F1 e ingressou na equipa Ligier, mas ainda nesse ano mudou-se para a equipa Arrows, onde se manteve até 2002, ano em que a equipa britânica fechou as portas. 
No ano de 2003, Audetto ingressou na Renault F1 como coordenador do departamento de motores. No final desse ano rumou aos Estados Unidos para passar a trabalhar na equipa de NASCAR, Menard, onde assumiu o cargo de Vice-Presidente e Director Comercial.
Em 2006, Audetto regressou mais uma vez à F1 para ser o Director Administrativo da Super Aguri, cargo que ocupou até a equipa japonesa parar de competir em 2008. 
No ano seguinte, Audetto assumiu novamente a função de Director Administrativo na HRT, a equipa espanhola de F1 que participou no Campeonato Mundial entre 2010 e 2012.
Depois de deixar a equipa espanhola, Audetto aposentou-se para se dedicar à família. 

Sem comentários: