10 de março de 2021

RON TAURANAC

 

Ronald Sidney Tauranac, mais conhecido por Ron Tauranac, nasceu no dia 13 de Janeiro de 1925 em Gillingham, Inglaterra.
Ainda criança, emigrou para a Austrália com a sua família. Foi no país-continente que começou a competir junto com o seu irmão Austin em corridas de montanha durante a década de cinquenta, usando carros construídos pelos dois irmãos e que foram batizados de: Ralt. Um nome inventado a partir das iniciais dos seus nomes. 
Foi durante esse período que Ron Tauranac conheceu Jack Brabham, os dois mantiveram o contacto mesmo quando Jack viajou para a Europa para competir na F1. 
Depois de Jack Brabham ter conquistado dois campeonatos mundiais de F1 com a Cooper, decidiu criar a sua própria equipa, para isso convidou Ron Tauranac e juntos fundaram em 1962 a Motor Racing Developments, que construía os carros de corrida de nome: Brabham.
Ron Tauranac foi o responsável pelo design dos Brabham que Jack conduziu na década de sessenta, com destaque para o Brabham BT19 que venceu quatro corridas em 1966 e com o qual Jack se sagrou Campeão do Mundo, tornando-se o primeiro e único piloto a ganhar o campeonato num carro com o seu nome. Na temporada seguinte, o companheiro de equipa, Denny Hulme, garantiu o segundo título mundial consecutivo da equipa ao volante do Brabham BT20.
Em 1971, Ron Tauranac assumiu o controlo total da equipa depois que Jack Brabham se retirou da F1. No entanto, no ano seguinte, Tauranac vendeu a equipa a Bernie Ecclestone.
Em paralelo com a F1, Ron Tauranac também projetou os Brabham de F2 que dominaram as corridas na década de sessenta.
Durante um breve período no ano de 1973, Tauranac trabalhou como consultor no desenvolvimento de um novo carro para a equipa Frank Williams Racing Cars.
Em 1974, Ron Tauranac fundou a Ralt Engineering Ltd. Nome que já tinha usado em corridas na década de cinquenta, tendo vencido o New South Wales Hillclimb Championship em 1954 com um carro nomeado como Ralt 500. Nos anos que se seguiram, a Ralt construiu carros para a F2 e F3, vencendo campeonatos em ambas as categorias. Larry Perkins obteve o primeiro grande sucesso internacional da marca, na corrida F3 da Monza Lottery de 1975, enquanto que em Inglaterra Nelson Piquet e Derek Warwick ganharam os títulos BP e Vandervell F3 respetivamente em 1978, o primeiro de muitos sucessos da Ralt no Reino Unido. Na década de oitenta a Ralt continuou competitiva, mesmo tendo a forte concorrência da Reynard. Em 1990 e 1991, a Ralt venceu os seus dois últimos campeonatos britânicos com Mika Hakkinen e Rubens Barrichello, respetivamente.
No ano de 1988, Tauranac vendeu a empresa à equipa March Engineering. Durante os anos de 1974 e 1993, a Ralt desenvolveu 1.083 carros, dos quais Tauranac foi responsável direta ou indiretamente por 1.047.
Em 1978, Tauranac voltou à F1 para projetar o carro da equipa Theodore que foi usado em 1978. 
Depois de ter vendido a Ralt, Tauranac continuou envolvido no automobilismo. Foi o responsável pelos carros da Honda que a marca japonesa usou nas suas escolas de pilotagem. Foi encarregue do design para a Formula Renault e depois fez trabalho de consultoria para a equipa Arrows de F1.
Em 2002, Tauranac foi nomeado Oficial da Ordem da Austrália por "serviços prestados ao automobilismo, particularmente pelos projetos de engenharia, construção e produção de carros de corrida de Fórmula 1, proporcionando aos jovens pilotos oportunidades de competir em níveis superiores, e compartilhar conhecimento com outras pessoas para o avanço do desporto ".
Ron Tauranac morreu no dia 17 de Julho de 2020, aos 95 anos.

Sem comentários: