9 de agosto de 2020

TYRRELL


A Tyrrell Racing Organisation foi uma equipa de F1 inglesa, criada por Ken Tyrrell. Participou no Campeonato do Mundo de F1 entre os anos de 1970 e 1998.
Em 1970, a equipa usou o chassis March nas dez primeiras provas do campeonato, nas restantes três corridas já apareceu o novo Tyrrell 001 que obteve a pole-position no Grande Prémio do Canadá, através do piloto escocês Jackie Stewart, que já tinha vencido o Grande Prémio de Espanha, a segunda prova do Campeonato Mundial de 1970.
O ano de 1971 foi de sonho para a Tyrrell. Jackie Stewart e o jovem francês François Cevert eram os pilotos e ambos contribuíram com sete vitórias no campeonato que contava na época com 11 corridas pontuáveis para o mundial. Jackie Stewart sagrou-se Campeão de Pilotos e a Tyrrell venceu o Mundial de Construtores.
Em 1972 a dupla de pilotos manteve-se, mas a Tyrrell vence apenas por quatro vezes, todas através de Jackie Stewart que termina o campeonato em segundo lugar, a mesma posição que a Tyrrell alcançou no campeonato de construtores.
Stewart e Cevert continuaram em 1973, mas o ano ficou marcado por mais um título de Campeão do Mundo conquistado por Jackie Stewart e também pelo acidente mortal de François Cevert nos treinos para a última prova do campeonato. Com o título no bolso, o piloto escocês já tinha decidido abandonar a F1 no final da temporada, mas o acidente do seu companheiro de equipa antecipou essa decisão.
A partir de 1974 a Tyrrell entrou num espiral descendente e nunca mais conseguiu vencer campeonatos, mesmo as vitórias em corridas passaram a ser pontuais, com a última a pertencer a Michele Alboreto no Grande Prémio de Detroit em 1983.
Pelo meio a Tyrrell mostrou o modelo P34 de seis rodas que foi usado no campeonato de 1976 e que ganhou o Grande Prémio da Suécia com Jody Scheckter ao volante.
Em 1993 a Tyrrell conquistou o ultimo pódio da história da equipa com o terceiro lugar no Grande Prémio de Espanha por intermédio de Mark Blundell.
No início do ano de 1998 a Tyrrell foi vendida à Bristish American Racing. Ainda participou no campeonato desse ano não tendo conseguido alcançar nenhum ponto. O Grande Prémio do Japão foi a ultima prova disputada, onde nenhum dos dois pilotos terminou a corrida.
Nos 29 anos em que a Tyrrell esteve na F1, disputou 430 Grandes Prémios. Conquistou 23 vitórias, 14 pole-positions, 20 voltas mais rápidas e 77 pódios. Venceu 1 título de Campeão do Mundo de Construtores em 1971 e 2 títulos de Campeão Mundial de Pilotos, com Jackie Stewart em 1971 e 1973.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Sempre gostei da equipe Tyrrell... me recordo das temporadas de 1979 a 1983, esta última com os Tyrrell pintados de verde e a última vitória com Alboreto em Detroit/EUA em 83. Daí em diante a equipe foi perdendo espaço até desaparecer.