1 de agosto de 2021

SAUBER

 

A Sauber F1 Team foi uma equipa suíça que participou no Campeonato do Mundo de F1 durante 22 anos.
Criada em 1970 por Peter Sauber como PP Sauber AG, a equipa helvética começou por participar em corridas de montanha, mas depressa passou a disputar provas de endurance. 
O Sauber C5, foi o primeiro carro de sucesso criado pela Sauber que venceu o Campeonato Interséries em 1976 e que sendo um carro que se enquadrava no regulamento do Grupo 6 do Campeonato Mundial de Resistência, participou nas 24 Horas de Le Mans em 1977 e 1978, tendo chegado a liderar a sua categoria até desistir, o que aconteceu em ambos os anos.
No início dos anos oitenta, a Sauber participou em corridas de GT com um BMW M1 que pilotado por Hans-Joachim Stuck e Nelson Piquet, venceu os 1.000 quilómetros de Nurburgring em 1981. Já no final da década, a Sauber e a Mercedes associaram-se e conquistaram a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1989, assim como o Campeonato Mundial de Protótipos em 1989 e 1990.
Em 1993, a Sauber estreou-se na F1. Logo na primeira corrida, J.J. Lehto conseguiu os primeiros pontos para a equipa com o 5º lugar no Grande Prémio de África do Sul. O primeiro pódio aconteceu em 1995, no Grande Prémio de Itália, onde Heinz-Harald Frentzen obteve o 3º lugar. Foi também o 3º lugar que Johnny Herbert conseguiu no Mónaco em 1996 e na Hungria em 1997, já no ano seguinte foi a vez de Jean Alesi igualar esse resultado na Bélgica. Depois de dois anos sem colecionar pódios a Sauber voltou a conseguir um 3º lugar por intermédio de Nick Heidfeld no Grande Prémio do Brasil de 2001. Nesse ano a equipa suíça conseguiu a sua melhor classificação de sempre com o 4º lugar no Campeonato Mundial de Construtores, atrás apenas da Ferrari, McLaren e Williams. A Sauber voltou ao pódio em 2003, no Grande Prémio dos Estados Unidos, onde Heinz-Harald Frentzen, que tinha regressado à equipa no ano anterior, obteve novamente o 3º lugar.
No final de 2005, a Sauber foi vendida à BMW, mas em 2009 a marca bávara decidiu deixar a F1 e o controlo da equipa voltou às mãos de Peter Sauber. 
Em 2010 a equipa ainda correu com o nome de BMW Sauber, mas a partir de 2011 voltou ao seu nome original. 
Em 2012, a Sauber conseguiu quatro pódios. Três através de Sergio Pérez, que foi 2º na Malásia e em Itália e 3º no Canadá, enquanto que Kamui Kobayashi terminou o Grande Prémio do Japão no 3º lugar, tornando-se o terceiro piloto japonês a subir a um pódio, na história da F1, e o segundo em Suzuka. Esse foi ainda o último pódio da Sauber na F1.
O ano de 2014 foi o pior da Sauber, pois a equipa suíça não conseguiu marcar um único ponto, o que aconteceu pela primeira vez na sua história.
Em Julho de 2016, a empresa suíça de investimento, Longbow Finance, adquiriu a totalidade das ações da equipa e Peter Sauber deixou a equipa que levava o seu nome e retirou-se do automobilismo.  
O ano de 2018 foi o último da Sauber na F1, pois a partir de 2019 a equipa passou a designar-se Alfa Romeu Racing.
Nos 14 anos em que a Sauber competiu na F1 apenas conseguiu 3 voltas mais rápidas e 10 pódios. Apesar de nunca ter sido uma equipa de primeira linha, a Sauber ficou conhecida por abrir as portas da F1 a jovens pilotos que depois tiveram carreiras de sucesso, como o caso de: Kimi Raikkonen, Felipe Massa, Heinz-Harald Frentzen, Sergio Pérez e mais recentemente, Charles Leclerc.

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