18 de abril de 2021

PORSCHE

 

A marca alemã Porsche foi fundada por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche em 1931. 
Após a Segunda Guerra Mundial, no dia 8 de Junho 1948, é apresentado o primeiro carro Porsche, o 356. O modelo teve essa designação porque foi o 356º projecto da Porsche desde a sua fundação. Poucas semanas depois, uma versão spider estava em Innsbruck com um dos sobrinhos de Ferdinand Porsche, Herbert Kaes, para disputar uma corrida, levando o carro à vitória, começando aí uma longa e vitoriosa história no desporto automóvel.
Durante a década de cinquenta a Porsche esteve envolvida em várias provas, desde resistência, rallis e F2.
Em 1961 a Porsche decidiu participar no Campeonato do Mundo de F1. Com os pilotos Jo Bonnier e Hans Herrmann, acompanhados pelo norte-americano Dan Gurney, que se tornará o melhor piloto de F1 da marca de Estugarda. O carro começa a ser competitivo a meio da temporada, quando Gurney perde a vitória em França por apenas um décimo contra Giancarlo Baghetti em Ferrari. Gurney terminou também em 2º lugar em Itália e nos Estados Unidos. No final da temporada a Porsche obteve o 3º lugar no Campeonato Mundial de Construtores, atrás da campeã Ferrari e da Lotus. 
Em 1962 a Porsche continuou com Jo Bonnie e Dan Gurney. A prova inaugural do campeonato na Holanda não correu da melhor maneira para a marca alemã, que teve a desistência de Gurney e o 7º posto de Bonnier, fora dos lugares pontuáveis. Na segunda corrida da temporada, no Mónaco, Gurney voltou a desistir e Bonnier terminou a corrida no 5º lugar. Depois de não ter participado na corrida belga, a Porsche estava presente em Rouen, para disputar o Grande Prémio de França, onde Gurney obteve o 6º lugar na grelha de partida e Bonnier o 9º posto, mas na corrida o piloto sueco da Porsche viu-se obrigado a desistir na 43ª volta com problemas na caixa de velocidades, na volta seguinte Gurney assumiu a liderança da prova e não mais a largou até cortar a meta em primeiro lugar, conquistando a sua primeira vitória na F1 e ao mesmo tempo ofereceu à Porsche o primeiro e único triunfo no Campeonato Mundial de F1. Gurney ainda obteve um pódio no Grande Prémio da Alemanha, com o 3º lugar, depois de ter largado da pole-position. Nas duas corridas restantes, Jo Bonnier obteve o 6º lugar em Itália e Dan Gurney conseguiu terminar o Grande Prémio dos Estados Unidos no 5º posto. 
No final da temporada, a Porsche decidiu retirar-se da F1 devido aos altos custos, e à falta de interesse em continuar a disputar uma competição que nada tinha a ver com os carros de rua. 
A Porsche esteve durante dois anos envolvida na F1. Disputou 15 Grandes Prémios, conquistou 1 vitória, 1 pole-position e 5 pódios.

Sem comentários: