11 de outubro de 2020

ALFRED NEUBAUER


Alfred Neubauer nasceu no dia 29 de Março de 1891 em Neutitschein, no antigo Império Austro-Húngaro.
Ainda jovem, Neubauer começou a trabalhar como mecânico de automóveis e pouco tempo depois passou a reparar os veículos militares do exército imperial austríaco. Depois de terminada a Primeira Guerra Mundial, Neubauer conseguiu trabalho na fábrica da Austro-Daimler, onde Ferdinand Porsche o encarregou de ser o piloto de testes.
Nos anos de 1922 e 1923, Neubauer participou em algumas corridas, mas sem grande sucesso. Durante esse ultimo ano, Ferdinand Porsche mudou-se para a Daimler Works e levou Neubauer consigo, para desempenhar a mesma função na nova fábrica.
Em 1926 Alfred Neubauer já farto dos maus resultados nas corridas, decidiu deixar de lado a sua carreira de piloto e focou-se em assumir um novo cargo que era inexistente até então. Neubauer passou a ser o chefe de equipa da Mercedes.
Na época, os pilotos de corridas não sabiam as suas posições durante as provas, e para acabar com essa situação, Neubauer, criou um sistema de informação com quadros e bandeiras, que eram mostradas sempre que o piloto passava na meta junto às boxes, para fornecer algumas indicações. O resultado dessa inovação não poderia ter sido melhor pois a Mercedes venceu várias corridas, principalmente com Rudolf Caracciola, que era considerado o melhor piloto da época. Uma dessas vitórias foi na mítica corrida Mille Miglia em 1931, sendo a primeira vez que um carro não italiano venceu a prova.
A contribuição de Alfred Neubauer não se ficou apenas pela sua habilidade táctica, pois foi também um líder nas boxes, em termos de organização e métodos de trabalho, o que fazia da equipa a mais rápida entre os rivais.
Na década de trinta, Neubauer e a Mercedes começaram a destacar-se, com os carros alemães a dominar as competições da época. Foi por essa altura que os carros da Mercedes ficaram conhecidos por “Flechas de Prata”. As regras das provas de automobilismo ditavam um limite máximo de 750 quilos, mas os novos Mercedes ultrapassavam em 1 quilo o peso permitido. Isso levou Alfred Neubauer e o seu piloto Manfred von Brauchitsch a terem a ideia de raspar a tinta dos carros, deixando a carroceria de alumínio de cor prata exposta, e assim os “Flechas de Prata” nasceram.
Após a Segunda Guerra Mundial a Mercedes estava pronta para regressar às corridas, o que aconteceu na década de cinquenta.
A estreia da Mercedes no Campeonato do Mundo de F1 aconteceu no Grande Prémio de França de 1954 em Reims. A equipa alemã conquistou a pole-position e venceu a prova por intermédio de Juan Manuel Fangio. Nas restantes cinco corridas da temporada, a equipa dirigida por Neubauer, venceu três corrida, todas com Fangio ao volante, o que permitiu ao piloto argentino sagrar-se Campeão Mundial.
No ano seguinte Alfred Neubauer contratou Stirling Moss, que se juntou a Juan Manuel Fangio e aos dois pilotos alemães, Karl Kling e Hans Hermann. O Domínio da Mercedes foi ainda mais esmagador, com seis vitórias em sete provas e Juan Manuel Fangio apenas por uma vez terminou atrás de Stirling Moss e no final da temporada o argentino repetiu o título de Campeão do Mundo de Pilotos.
Alfred Neubauer foi também o Director Técnico da Mercedes nas 24 Horas de Le Mans de 1955, onde o Mercedes de Fangio e Moss eram os grandes candidatos à vitória, no entanto essa prova iria mudar o rumo não só de Alfred Neubauer mas também da sua equipa, quando às 18 horas e 28 minutos o Mercedes pilotado por Pierre Levegh e o Austin-Healey de Lance Macklin colidiram, em seguida o Mercedes explodiu, lançando o motor e o eixo dianteiro sobre o público que enchia a bancada, matando 83 pessoas incluindo o próprio Levegh e ferindo cerca de 100. Às 2 da manhã, cumprindo ordens de fábrica, toda a equipa da Mercedes, que liderava a prova, retirou-se da corrida.
No final do ano de 1955 a Mercedes retirou-se da competição automóvel. Alfred Neubauer continuou a trabalhar ligado à marca alemã até 1961, altura em que se aposentou.
No dia 22 de Agosto de 1980 faleceu em Estugarda, quando tinha 89 anos.

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