16 de dezembro de 2020

SID WATKINS

 

Eric Sidney Watkins, mais conhecido como Sid Watkins, nasceu no dia 6 de Setembro de 1928 em Liverpool, Inglaterra.
Formou-se em medicina na Universidade de Liverpool em 1952, depois serviu durante quatro anos o Corpo Médico do Exército Real em África, onde colocou em prática o seu gosto pelo automobilismo ao disputar o Rali de África Ocidental em 1955. Regressou a Inglaterra em 1958 para se especializar em neurocirurgia na Radcliffe Infirmary em Oxford.
No ano de 1961, Sid Watkins esteve pela primeira vez presente num centro médico de apoio a uma prova automobilística, em Brands Hatch numa corrida de karting.
Em 1962 recebeu uma oferta para ser professor de neurocirurgia na State University of New York, Watkins mudou-se para Syracuse e manteve o interesse no automobilismo no circuito de Watkins Glen. Watkins levou quatro membros para o circuito e o seu próprio equipamento médico devido à falta de material fornecido pelos funcionários do circuito.
Em 1970 voltou a Inglaterra para assumir as funções de chefe de neurocirurgia no Hospital de Londres e foi também convidado a ingressar no painel médico do Royal Automobile Club no mesmo ano.
Em 1978, Sid Watkins conheceu Bernie Ecclestone, na época director executivo da Associação de Construtores de F1, que lhe propôs o cargo de médico-chefe oficial de corrida na F1, ofício que desde logo Watkins aceitou e que desempenhou até 2005. O seu primeiro dia como Delegado Médico e de Segurança, foi em Brands Hatch onde se apresentou aos pilotos.
A sua nomeação começou por não ser bem recebida pelos dirigentes de alguns dos circuitos de corrida, que viam na sua nomeação uma maneira de fiscalizar o seu desempenho. Na época, as instalações médicas, na maior parte das vezes, consistiam em apenas uma tenda. 
No Grande Prémio de Itália de 1978, Ronnie Peterson teve um violento acidente na primeira volta, com o carro a pegar fogo. Os colegas Clay Regazzoni, Patrick Depailler e James Hunt, tiraram o piloto italiano dos destroços, mas quando Watkins chegou ao local, a polícia italiana tinha formado um cordão humano para impedir que as pessoas entrassem na área. Watkins foi inicialmente impedido de assistir o piloto e houve um longo atraso de aproximadamente 18 minutos antes que uma ambulância chegasse para levar Peterson ao hospital, onde morreu no dia seguinte. Após a corrida, Watkins exigiu que Ecclestone fornecesse melhores equipamentos de segurança, um anestesista, um carro médico e um helicóptero médico. Todos os pedidos de Sid Watkins foram fornecidos na corrida seguinte nos Estados Unidos. Ficou também decidido que o carro médico que levava Sid Watkins, seguiria os carros de corrida na primeira volta da corrida para prestar ajuda imediata no caso de um incidente na primeira volta.
Em 1981, a FISA, o órgão dirigente do automobilismo da época, nomeou uma Comissão Médica e elegeu Sid Watkins Presidente.
No Grande Prémio de Inglaterra, em 1985, Watkins recebeu um troféu de prata durante o briefing dos pilotos. No troféu poderia ler-se: "Ao professor, nossos agradecimentos por sua inestimável contribuição para a Fórmula 1. É bom saber que você está lá".
Em 1992 Sid Watkins fundou a Brain and Spine Foundation, uma instituição de caridade com o objectivo de melhorar a prevenção, tratamento e atendimento de pessoas afectadas por distúrbios do cérebro e da coluna vertebral.
O Comité Consultivo de Segurança da FIA foi criado em 1994, com Sid Watkins a ser nomeado presidente. 
Sid Watkins foi agraciado com o Prémio Mario Andretti de Excelência Médica em 1996.
Em 2002, foi nomeado oficial da Ordem do Império Britânico pelo reconhecimento do seu trabalho na melhoria da segurança das corridas de F1.
A Universidade de Liverpool agraciou-o como doutorado honorário durante uma cerimónia em Liverpool, no dia 8 de Julho de 2004. A 12 de Outubro, Sid Watkins tornou-se o primeiro presidente da Fundação FIA para o Automóvel e a Sociedade. Em Dezembro desse ano, tornou-se o primeiro presidente do Instituto de Segurança Automobilística da FIA, ambos criados em homenagem ao centésimo aniversário da FIA.
Em Julho de 2008, Watkins foi homenageado com o prémio de "Maior contribuição destacada para a indústria automobilística", apresentado por Martin Brundle na Câmara dos Lordes. 
No dia 8 de Dezembro de 2011, foi anunciado que Watkins deixaria o cargo de Presidente do Instituto FIA, mas continuava com um papel honorário. Um dia depois de se aposentar, recebeu a medalha de ouro da FIA Academy para o desporto a motor na cerimónia oficial de entrega de prémios da FIA no Dubai.
A sua habilidade e competência foram decisivos para melhorar a segurança dos carros e das pistas, além de salvar a vida de muitos pilotos, entre eles: Didier Pironi, Nelson Piquet, Gerhard Berger, Martin Donnelly, Érik Comas, Rubens Barrichello, Karl Wendlinger, Mika Hakkinen, Michael Schumacher e Luciano Burti.
Mas o Professor Sid Watkins também teve que encarar de perto a morte de Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Ricardo Paletti, Roland Ratzenberger e especialmente seu grande amigo Ayrton Senna.
Sid Watkins fez uma revelação sobre o atendimento a Ayrton Senna, na curva Tamburello : "Nós o tiramos do cockpit, tiramos o seu capacete e o entubamos. E eu percebi pelos seus sinais neurológicos, que era uma lesão letal na cabeça. Ele suspirou por um instante e o seu corpo relaxou. E foi naquele momento.... e eu não sou religioso, eu pude sentir que o seu espírito havia partido".
Sid Watkins morreu no dia 12 de Setembro em Londres.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Sensacional esse post. Parabéns Paulo. O Sid tem uma grande história no automobilismo mundial...