20 de abril de 2022

PESCARA

 

O Circuito de Pescara foi uma pista citadina de automobilismo localizada na cidade italiana de Pescara.
Criado na década de vinte do século XX, o circuito de Pescara começou por ser chamado de Coppa Acerbo, em homenagem a Tito Acerbo, um militar italiano e capitão do 152º  Regimento de Infantaria, Brigada Sassari, que morreu durante a Primeira Guerra Mundial. 
No dia 17 de Junho de 1924, foi disputada a primeira corrida nas estradas em redor da cidade de Pescara, num circuito de 25.578 metros, em forma de triângulo, que incluía duas longas retas com pouco mais 5 quilómetros de extensão e que atravessava as montanhas da região dos Abruzos, passava junto ao mar onde ficava a meta e tinha a particularidade de atravessar linhas férreas, com o ponto mais alto do circuito a ficar a cerca de 185 metros acima do nível do mar. 
Na primeira corrida realizada no circuito de Pescara, foram muitos os espectadores, cerca de 200 mil, que foram atraídos pela curiosidade de ver as máquinas da época, pilotadas por corajosos pilotos. Enzo Ferrari, com apenas 25 anos e ao volante de um Alfa Romeo RL, foi o grande vencedor da corrida.
Nos anos seguintes, o circuito de Pescara passou a receber cada vez mais corridas e tornou-se uma das pistas mais famosas e desafiadoras da Europa. 
No dia 18 de Agosto de 1957, o circuito de Pescara acolheu o primeiro e único Grande Prémio de Pescara, a sétima prova do Campeonato do Mundo de F1. O argentina Juan Manuel Fangio, em Maserati, obteve a pole-position, mas na corrida foi o britânico Stirling Moss, ao volante de um Vanwall, que se superiorizou a todos os adversários e conquistou a vitória, para além de ter conseguido a volta mais rápida da corrida. A prova ficou marcada pela ausência dos Ferrari oficiais, pois Enzo Ferrari recusou inscrever a sua equipa num circuito que considerava demasiado perigoso, ainda assim houve um Ferrari a participar na corrida inscrito pelo piloto italiano Luigi Musso.
Apesar de apenas ter recebido uma corrida de F1, Pescara ficou na história da F1 como o circuito mais longo de sempre a ser usado para um Grande Prémio do Campeonato do Mundo.

Sem comentários: