19 de junho de 2022

BRABHAM BT19

 

O Brabham BT19, foi o quarto carro de F1 da equipa britânica Brabham Racing Organisation.
Projetado por Ron Tauranac, para a temporada de 1965, o Brabham BT19 foi finalizado e apresentado no ano seguinte. Contrariando as novas tendências da época, onde os novos carros da grande maioria das equipas já usavam chassis monocoque, mais leves e sofisticados, Tauranac manteve-se fiel ao chassis multi-tubos em spaceframe, que considerava mais simples e fácil de manter. 
O Brabham BT19, usava uma carroceria em fibra de vidro, pintada com as cores tradicionais da Brabham, verde com detalhes em dourado ao redor do nariz.
Impulsionado pelo motor australiano Repco V8 de 3 litros , com uma caixa de velocidades Hewland de cinco mudanças e pilotado por Jack Brabham e Denny Hulme, o Brabham BT19 disputou dez corridas do Campeonato do Mundo de F1, sete no ano de 1966 e três em 1967. 
Em 1966, Jack Brabham pilotou o único BT19 que a equipa Brabham Racing Organisation construiu. Depois de ter desistido no Mónaco e de ter obtido o 4º lugar na Bélgica, conquistou quatro vitórias consecutivas (França, Inglaterra, Holanda e Alemanha), o que permitiu que Jack Brabham conquista-se o seu terceiro título de Campeão do Mundo de Pilotos e a equipa Brabham o seu primeiro título de Campeão Mundial de Construtores. Com esse título, Jack Brabham tornou-se no único piloto, até aos dias de hoje, a sagrar-se Campeão do Mundo de F1 ao volante de um carro com o seu nome.
Em 1967, o Brabham BT19 disputou três provas. O Grande Prémio do Mónaco e o Grande Prémio da Holanda, com Jack Brabham ao volante, tendo desistido em Monte Carlo e obtido o 2º lugar em Zandvoort, e o Grande Prémio da Bélgica onde Denny Hulme acabou por desistir com problemas de motor.

Sem comentários: