18 de setembro de 2022

FERRARI 312T

 

O Ferrari 312T foi o monolugar que a equipa de Maranello usou em 1975 e início de 1976.
Projectado por Mauro Forghieri, o 312T era um carro com um design simples mas que apresentava as mais recentes actualizações mecânicas. 
A impulsionar o carro estava o potente motor flat-12, de doze cilindros opostos e 3,0 litros de cilindrada que mostrou ser bastante fiável, debitando uma potência na ordem dos 510cv. O “T” na designação do carro significa transversal, devido à posição de montagem da caixa de cinco velocidades, por forma a melhorar a manobrabilidade do monolugar. A sua construção assenta num chassis tubular construído em aço, coberto por painéis de alumínio.
Apesar de ter sido apresentado ao público logo após o término do campeonato de 1974, juntamente com os pilotos Niki Lauda e Clay Regazzoni, a equipa italiana decidiu usar o carro antigo, o 312B3, nas duas primeiras corridas da temporada de 1975. A estreia do Ferrari 312T aconteceu na terceira corrida do campeonato, o Grande Prémio da África do Sul, onde Lauda conseguiu o 5º lugar, apesar de se ter queixado que o carro estava com falta de potência e Regazzoni desistiu com problemas no acelerador. Depois de uma corrida decepcionante em Espanha, onde ambos os pilotos não terminaram a prova, Lauda venceu quatro das cinco corridas seguintes. Nas cinco provas restantes, o Ferrari 312T ganhou por duas vezes. A primeira em Itália, onde Regazzoni conquistou a vitória e assim garantiu para a Ferrari o título de Campeão Mundial de Construtores, o que já não acontecia desde 1964. Já Niki Lauda, ao terminar a prova no 3º lugar conquistou o título de Campeão do Mundo de Pilotos e fechou o campeonato a vencer o Grande Prémio dos Estados Unidos.
Foi com o 312T que a Ferrari iniciou o campeonato de 1976. Lauda ganhou no Brasil e na África do Sul e terminou em 2º lugar no Grande Prémio de Long Beach, atrás do seu companheiro de equipa, Clay Regazzoni, que assim terminou da melhor forma a participação do Ferrari 312T na F1.
Nas 15 corridas que disputou, o Ferrari 312T conquistou 9 vitórias, 10 pole-positions, 8 voltas mais rápidas e 15 pódios.

Sem comentários: