9 de janeiro de 2022

DETROIT

 

O circuito citadino de Detroit recebeu o Campeonato do Mundo de F1 na década de oitenta.
Em 1982, os Estados Unidos tornaram-se o primeiro e único país a sediar três Grandes Prémios numa mesma temporada de F1, para além do Grande Prémio de Long Beach e do Grande Prémio de Las Vegas, foi adicionada uma prova num circuito de rua em Detroit, Michigan.
O circuito tinha 4.023 quilómetros de extensão e dezassete curvas, incluindo dois ganchos bastante apertados, um túnel que incluía uma curva suave à direita, junto ao rio Detroit e provou ser ainda mais lento do que o Mónaco. O traçado difícil e exigente, foi desenhado junto à sede da General Motors, no Renaissance Center, passava ainda por Cobo Arena e por uma pequena parte da Woodward Avenue. Era um circuito plano, com a altitude que variava entre 176 a 184 metros acima do nível do mar.
Entre 1982 e 1988, Detroit recebeu os monolugares de F1.
O primeiro Grande Prémio foi um caos. Na quinta-feira o primeiro treino oficial teve de ser cancelado porque as obras no circuito ainda não estavam concluídas. Na sexta-feira, a primeira sessão de qualificação foi cancelada graças ao atraso na fixação dos rails. Com a qualificação a acontecer apenas no sábado, que acordou cinzento e chuvoso, muitos foram os pilotos que tiveram dificuldades para conseguir um bom lugar na grelha de partida. Foi o caso de John Watson em McLaren-Ford que o 17º lugar na largada não o impediu de ganhar a corrida.
No ano seguinte, Michele Alboreto ganhou a prova ao volante de um Tyrrell-Ford, sendo essa a última vitória das 23 vitórias da equipa britânica na F1. 
Em 1984, Nelson Piquet em Brabham-BMW conquistou a pole-position, liderou a corrida desde a largada e venceu a prova. 
No ano de 1985, foi a vez de Keke Rosberg em Williams-Honda ganhar a corrida, depois de assumir o comando da prova na 8ª volta.
Em 1986, Ayrton Senna em Lotus-Renault, obteve a pole-position e ganhou a corrida. Foi nessa prova que o piloto brasileiro festejou a vitória com a bandeira do Brasil no carro, uma imagem que se iria repetir por muitas mais vezes.
No ano seguinte, Senna ao volante de um Lotus-Honda, tornou-se o único piloto a ganhar mais do que uma vez nas ruas de Detroit e sem ninguém imaginar, ofereceu à Lotus a última das suas 79 vitórias na F1.
Em 1988, Detroit recebeu pela última vez uma corrida de F1. Os pilotos já se haviam queixado que o circuito não era apropriado para receber uma prova do Campeonato Mundial de F1, pois a pista era estreita, acidentada e com um clima bastante quente e muito húmido. 
Ayrton Senna, agora ao volante de um McLaren-Honda, ganhou pela terceira vez consecutiva em Detroit, depois de ter obtido a pole-position e de liderar todas as 63 voltas da corrida.
Nos sete anos que Detroit recebeu a F1, Ayrton Senna foi o piloto que mais vezes ganhou, contando 3 triunfos. A Lotus e a McLaren, com 2 vitórias cada uma, são as equipa recordistas.

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