17 de fevereiro de 2021

CHARLIE WHITING


Charlie Whiting nasceu no dia 12 de Agosto de 1952 em Sevenoaks, Inglaterra.
Apaixonado pelo desporto motorizado desde criança, Whiting formou-se em engenharia mecânica pelo Instituto Politécnico de Borough. 
O seu primeiro trabalho no automobilismo foi a preparação de carros de rally. Em 1976 passou a integrar a equipa do seu irmão Nick Whiting que participava na F5000 britânica. 
No ano de 1977, Charlie Whiting entrou no mundo da F1 ao ingressar a Hesketh Racing, tendo permanecido na equipa do Lord Alexander Hesketh até esta fechar as portas em 1978. 
No ano seguinte, Whiting juntou-se à Brabham. Na equipa de Bernie Ecclestone permaneceu uma década, tornou-se mecânico-chefe e esteve diretamente ligado aos dois títulos de Campeão Mundial do brasileiro Nelson Piquet em 1981 e 1983.
Em 1988 integrou a Federação Internacional do Automóvel onde assumiu o cargo de Diretor Técnico da Formula 1. 
Em 1997 foi nomeado Diretor da F.I.A. e Delegado de Segurança. Foi nessa função que Charlie Whiting foi o responsável pela melhoria da segurança dos circuitos e dos carros, pelos regulamentos técnicos e todos os processos relacionado com as regras e suas interpretações. Era também o oficial encarregue de dar o início das corridas.
Na madrugada de 14 de Março, apenas um dia antes da primeira sessão de treinos para o Grande Prémio da Austrália e do arranque da temporada de Formula 1 de 2019, Charlie Whiting sofreu uma embolia pulmonar, deixando-nos aos 66 anos.

Sem comentários: