4 de agosto de 2021

RICHIE GINTHER

 

Paul Richard Ginther, conhecido como Richie Ginther, nasceu no dia 5 de Agosto de 1930 em Hollywood, Estados Unidos da América.
Alguns anos mais tarde a sua família foi morar para Santa Mónica, a mesma cidade californiana do futuro Campeão Mundial de Formula 1 Phil Hill, e foi através de Hill, um amigo do irmão mais velho de Richie, George, que começou a correr. Quando terminou os estudos em 1948, Ginther foi trabalhar com o seu pai numa loja de ferramentas e ferragens e nos tempos livres ajudava Phil Hill a tratar dos seus carros. 
Em 1951, Richie Ginther estreou-se em Pebble Beach a conduzir um carro tipo MG com motor Ford. 
No entanto, a carreira de Ginther foi suspensa pouco tempo depois, quando foi chamado a cumprir o serviço militar durante dois anos na Guerra da Coreia. Durante esse período ganhou experiência em mecânica de aeronaves e motores, habilidades que ele mais tarde utilizou durante sua carreira de piloto. 
Dois anos depois e terminada a obrigação militar, Phil Hill convenceu Ginther para ser o seu co-piloto na Carrera Panamericana de 1953, onde conduziram um Ferrari até Hill se despistar e ser obrigado a abandonar a corrida. Ginther e Hill saíram ilesos do acidente e voltaram no ano seguinte, acabando em segundo lugar. Ainda nesse ano de 1954, Ginther voltou à função de piloto com relativo sucesso. As suas vitórias impressionaram John von Neumann, um revendedor da Porsche que o contratou para conduzir precisamente um Porsche em algumas corridas. Quando von Neumann começou a negociar carros Ferrari em 1956, Ginther também teve a oportunidade de conduzi-los. Nos anos seguintes e quase sempre ao volante de um Ferrari, venceu várias corridas nos E.U.
Em 1960, estreou-se na F1 no Grande Prémio do Mónaco, onde terminou a corrida em 6º lugar ao comando de um Ferrari. No ano seguinte e ainda na equipa de Maranello, o melhor que conseguiu foi um 2º lugar em Monte Carlo, logo atrás de Stirling Moss.
Em 1962 Ginther ingressou na equipa britânica BRM, tendo como companheiro de equipa o inglês Graham Hill que venceu o Mundial de Pilotos desse ano. Ginther permaneceu na BRM por mais dois anos.
A sua reputação como um bom piloto de equipa e um excelente piloto de testes valeu-lhe o convite para integrar a equipa Honda, que se estreava na F1 em 1965. Na última prova do campeonato dessa temporada, o Grande Prémio do México, Ginther venceu pela primeira vez na F1 e deu a primeira vitória à equipa nipónica, foi também o primeiro triunfo dos pneus Goodyear na F1.
Em 1966, o regulamento da F1 mudou, e os motores passaram a ser de três litros. Com isso, a Honda retirou-se da categoria até que o seu novo propulsor ficasse pronto, e Ginther disputou apenas as duas primeiras provas do ano, com um pouco competitivo Cooper-Maserati. Nas três provas finais, já com o novo carro da Honda, Ginther conseguiu um quarto lugar no México. 
Em 1967 Richie mudou para Eagle-Weslake da equipa do seu compatriota Dan Gurney. No Grande Prémio do Mónaco não conseguiu qualificar-se para a corrida e decidiu abandonar a F1.
Nos sete anos em que esteve na F1, Ginther participou em 52 provas, venceu 1 vez e terminou no pódio 14 corridas.
Richie Ginther morreu de ataque cardíaco durante as férias com sua família em França no dia 20 de Setembro de 1989.

Sem comentários: