19 de abril de 2023

FERRARI 312B

 

O Ferrari 312B foi o 30º carro de F1 que a equipa italiana construiu.
Projetado por Mauro Forghieri o novo monolugar da marca de Maranello apresentou um novo motor flat-12. O propulsor boxer, com os seus cilindros planos, possibilitava um centro de gravidade mais baixo, permitindo um fluxo de ar limpo sob a asa traseira. Era também mais compacto e leve, o que melhorava o desempenho do carro. 
O chassis, também novo, mas ainda com uma estrutura tubular, revestida com painéis de alumínio, ao que se juntava uma caixa manual de cinco velocidades, completavam as novidades de Mauro Forghieri para a temporada de 1970. 
Estreado no Grande Prémio da África do Sul, a primeira prova da temporada, pela mão de Jacky Ickx que estava de regresso à Ferrari depois de ter passado pela Brabham em 1969, o Ferrari 312B não foi feliz e na 60ª volta, a vinte do final, obrigou o piloto belga a desistir com problemas de motor. Ickx voltou a abandonar na corrida seguinte, em Espanha, mas por ter sido abalroado pelo BRM de Jackie Oliver logo após a partida quando o carro de Oliver ficou sem travões. Os dois carros incendiaram-se, mas ambos os pilotos sobreviveram, apesar de Ickx ter ficado dentro do Ferrari cerca de trinta segundos até ser resgatado, tendo sofrido queimaduras ligeiras. Na terceira prova do campeonato que se correu no Mónaco, Ickx voltou a desistir, mas desta vez com problemas do semi-eixo do seu Ferrari na 11ª volta. Seguiu-se o Grande Prémio da Bélgica onde a Ferrari já conseguiu ter dois 312B, com o piloto italiano Ignazio Giunti a juntar-se a Jackie Ickx, e foi Giunti que ofereceu os primeiros pontos ao Ferrari 312B com o 4º lugar na corrida, enquanto que Ickx alcançou apenas o 8º lugar depois do seu carro ter ficado sem gasolina a duas voltas do final da corrida. Na Holanda, o Ferrari 312B conseguiu o primeiro pódio através do 3º lugar de Ickx, enquanto que Clay Regazzoni alcançou o 4º lugar, o mesmo resultado que conseguiu no Grande Prémio de Inglaterra. Ickx voltou ao pódio na Alemanha, com um 2º lugar. Mas o sucesso finalmente chegou no Grande Prémio da Áustria, onde o Ferrari 312B conseguiu os dois primeiros lugares da corrida, com Ickx a vencer a prova na frente de Regazzoni. Na corrida seguinte, em Monza, onde se disputou o Grande Prémio de Itália, Clay Regazzoni levou os tifosi à loucura ao vencer a segunda corrida para o Ferrari 312B. Nas três corridas finais da temporada, o Ferrari 312B conseguiu duas dobradinhas, ambas com Ickx na frente de Regazzoni, no Canadá e no México. Apesar dessas duas vitórias, o piloto belga não conseguiu alcançar o título de campeão que foi atribuído a Jochen Rindt apesar do piloto austriaco ter morrido nos treinos do Grande Prémio de Itália. No Campeonato Mundial de Construtores, a Ferrari não conseguiu bater a Lotus e o melhor que alcançou foi o vice-campeonato, a sete pontos do primeiro lugar.
O Ferrari 312B iniciou a temporada de 1971, pelas mãos de Ickx, Regazzoni e também de Mario Andretti, com o piloto norte-americano a conseguir a vitória na corrida inaugural do campeonato, na África do Sul. Na prova seguinte, em Espanha, Ickx alcançou o 2º lugar, naquela que foi a última vez que um Ferrari 312B chegou ao fim de uma corrida de F1. O 312B ainda foi utilizado por Andretti, na Holanda, e por Ickx, em Itália e nos Estados Unidos, mas nunca terminou a corrida devido a falhas mecânicas. 
O Ferrari 312B, foi o carro que devolveu as vitórias à marca de Maranello, isto depois da Ferrari ter ganho apenas três corridas entre 1965 e 1969.

Sem comentários: