23 de fevereiro de 2022

LOTUS 25

 

O Lotus 25 disputou o Campeonato do Mundo de F1 na década de sessenta.
Pensado e projetado por Colin Chapman, o Lotus 25 foi o 5º carro de F1 que a equipa Lotus construiu. 
Chapman idealizou e fez os primeiros esboços do carro num guardanapo enquanto jantava com Frank Costin, o projetista do Vanwall VW5 que venceu o primeiro Campeonato Mundial de Construtores de F1 em 1958. A ideia de Colin Chapman foi construir um monocoque, onde era afixado na traseira o motor e na parte frontal as peças de direção e suspensão, deixando assim de lado os tradicionais carros de F1 que na época eram construídos com chassis de aço tubular. Para a construção do monocoque do Lotus 25, foi usada liga de alumínio L72, o que proporcionou uma maior rigidez torsional, e permitiu à Lotus usar uma suspensão mais flexível, que ofereceu grandes vantagens em curvas mais lentas e fechadas. Os depósitos de gasolina, construídos em borracha, passaram a ficar acomodados nas laterais, em torno do banco do piloto. 
Com o uso do monocoque e para além do aumento da rigidez, o carro passou a ser mais compacto, o que possibilitou que os pilotos tivessem uma posição de condução bastante mais deitada, em vez de sentada.
O Lotus 25 teve a sua estreia na F1 no Grande Prémio da Holanda de 1962, pela mão de Jim Clark. A primeira vitória foi conquistada na terceira prova do campeonato, na Bélgica e também por intermédio de Clark, que venceu mais duas corridas nessa temporada (Inglaterra e Estados Unidos), e não fosse uma falha no motor, quando liderava a última prova do campeonato, ter-se-ia tornado campeão. 
Em 1963, O Lotus 25 mostrou toda a sua superioridade e pilotado por Jim Clark venceu sete das dez corridas da temporada. A Lotus conquistou o seu primeiro título de Campeão Mundial de Construtores e Clark sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos pela primeira vez.
No ano de 1964, O Lotus 25 venceu três corridas (Holanda, Bélgica e Inglaterra), pelas mãos de Jim Clark. Nesse ano, a equipa Reg Parnell Racing passou a usar também o Lotus 25.
Em 1965, o Lotus 25 venceu a sua última corrida no Grande Prémio de França, com Jim Clark ao volante. 
Em 1967, Chris Irwin, da equipa privada Reg Parnell Racing, levou o Lotus 25 ao 7º lugar na última prova do carro, no Grande Prémio da Holanda, a mesma corrida onde se tinha estreado cinco anos antes.

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