28 de março de 2021

ELIO DE ANGELIS

 

Elio de Angelis nasceu no dia 26 de Março de 1958 em Roma, Itália.
Filho de uma família aristocrática romana, Elio desde cedo começou a despertar interesse pelo automobilismo e foi com naturalidade que começou a competir nos kartings, tendo sido vice-campeão do mundo em 1975. Dois anos depois passou para a F3 e conquistou o campeonato europeu e o campeonato italiano em 1977. No ano seguinte mudou para a F2, mas voltou aos carros de F3 para vencer em Monte Carlo, a corrida de apoio à F1 no Grande Prémio do Mónaco.
Em 1979, Elio de Angelis foi contratado pela equipa Shadow e estreou-se na F1 no Grande Prémio da Argentina, terminando a corrida no 7º lugar. Com um carro nada competitivo e pouco fiável, de Angelis teve muitas dificuldades para conseguir pontuar, mas conseguiu-o na última corrida do campeonato no Grande Prémio dos Estados Unidos, onde debaixo de chuva intensa foi 4º, obtendo 3 pontos, os seus primeiros na F1.
Em 1980, ingressou na Lotus. Na sua segunda corrida pela equipa britânica conseguiu o seu primeiro pódio na F1 ao terminar o Grande Prémio do Brasil em 2º lugar. Elio voltou a marcar pontos com o 6º lugar na Áustria e com o 4º lugar em Itália e nos Estados Unidos.
No ano de 1981, conseguiu pontuar em oito das quinze corridas do campeonato, no entanto não conseguiu nenhum pódio. Foi 6º na Argentina, França e Canadá. 5º no Brasil, Bélgica, Espanha e Holanda, e 4º em Itália. 
O ano de 1982, foi idêntico ao anterior. Elio foi 6º no Grande Prémio da Suíça, disputado no circuito francês de Dijon-Prenois, 5º em Long Beach e no Mónaco, e 4º na Bélgica, Canadá e Inglaterra. Mas no Grande Prémio da Áustria, Elio de Angelis liderou pela primeira vez uma corrida de F1, foram apenas cinco voltas, as cinco últimas, o que lhe valeu para conquistar a sua primeira vitória na F1, apenas cinco centésimos na frente de Keke Rosberg.
Em 1983, a Lotus sofreu graves problemas de fiabilidade com os novos motores turbo da Renault e de Angelis apenas conseguiu terminar duas das quinze provas do campeonato. Foi 9º na Bélgica e 5º no Grande Prémio de Itália, conseguindo dois pontos. Nesse ano, conquistou a sua primeira pole-position no Grande Prémio da Europa em Brands Hatch.
Em 1984, Elio de Angelis teve a sua melhor temporada de F1. O piloto italiano conseguiu quatro pódios, com o 3º lugar no Brasil, San Marino e Dallas, e o 2º lugar no Grande Prémio de Detroit.  Foi ainda 4º no Canadá, Inglaterra e Holanda. 5º na Bélgica, França, Mónaco e Portugal. No final do campeonato somou 34 pontos, sendo 3º classificado.
No ano de 1985, Elio de Angelis teve Ayrton Senna como companheiro de equipa na Lotus. O italiano pontuou nas onze corridas que terminou. Ganhou o Grande Prémio de San Marino. Foi 3º no Brasil e no Mónaco, 4º no Grande Prémio de Portugal, 5º no Canadá, Detroit, França, Áustria, Holanda e em Brands Hatch, onde se voltou a disputar o Grande Prémio da Europa. Foi ainda 6º em Itália. Nas contas finais da temporada, conseguiu 33 pontos, sendo 5º classificado.
Em 1986, de Angelis deixou a Lotus para se juntar à equipa Brabham. Depois de ter sido 8º no Grande Prémio do Brasil, a primeira corrida da temporada, desistiu nas três provas seguintes com problemas no motor BMW do seu carro. 
Cinco dias depois do Grande Prémio do Mónaco, no dia 15 de Maio, a Brabham viajou até ao circuito francês de Paul Ricard para efetuar testes no sentido de desenvolver o carro. À entrada dos “esses” de la Verrerie a asa traseira do Brabham-BMW partiu e o carro, que seguia a mais de 290 quilómetros por hora, levantou voo indo embater nos rails de proteção, pegando fogo de imediato. Com a ausência de comissários no teste, de Angelis não teve assistência imediatamente e para agravar ainda mais o seu estado, foi preciso esperar 30 minutos até chegar um helicóptero que o transportou ao hospital de Marselha, onde Elio de Angelis veio a morrer devido à inalação de fumo. Os ferimentos que sofreu no impacto do acidente foram uma clavícula partida e queimaduras nas costas.
Com apenas 28 anos desaparecia um dos mais talentosos pilotos italianos da sua geração. Um piloto leal e diplomático que tinha duas paixões na vida. Pilotar e tocar piano.
Elio de Angelis esteve 8 anos na F1. Disputou 108 Grandes Prémios. Conquistou 2 vitórias, 3 pole-positions e 9 pódios.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Sem dúvida era um piloto promissor em seu tempo. Partiu precocemente em sua melhor fase.