2 de dezembro de 2020

TORO ROSSO


A Scuderia Toro Rosso foi uma equipa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1.
No dia 10 de Setembro de 2005, foi anunciada a compra da equipa italiana Minardi pela Red Bull. A histórica equipa de Faenza retirava-se da F1, depois de vinte anos a competir ao mais alto nível e deixava a sua herança à segunda equipa da empresa de bebidas energéticas do milionário austriaco Dietrich Mateschitz. Para honrar as suas raízes italianas a Red Bull optou por usar o idioma italiano no novo nome da equipa e inicialmente foi anunciada como, Squadra Toro Rosso, mas para não haver confusões com as equipas de futebol italianas passou a ser designada por Scuderia Toro Rosso. 
No início de 2006, Mateschitz vendeu 50% das ações da equipa ao antigo piloto de F1 Gerhard Berger, que se tornou sócio e proprietário da equipa.
A estreia da Toro Rosso no Campeonato Mundial de F1 aconteceu na primeira corrida da temporada de 2006, o Grande Prémio do Bahrain, com o piloto italiano Vitantonio Liuzzi e o norte-americano Scott Speed. No campeonato a equipa apenas conquistou 1 ponto, com o 8º lugar de Liuzzi no Grande Prémio dos Estados Unidos.
Liuzzi e Speed continuaram com a Toro Rosso em 2007, mas a meio da temporada e devido aos fracos resultados mostrados, Scott Speed foi substituído pelo jovem alemão Sebastian Vettel que se estreava na F1.
No ano de 2008, o destaque vai para o Grande Prémio de Itália onde Vettel conseguiu a primeira pole-position e também a primeira vitória da carreira e da equipa.
Nos anos seguintes a equipa italiana manteve-se no segundo pelotão da F1 marcando pontos em algumas corridas.  
Depois de em 2012 a Toro Rosso ter contratado o estreante Daniel Ricciardo, no ano de 2015 a equipa de Faenza apresentou a dupla de pilotos mais jovem da história da F1, com Max Verstappen (17 anos) e Carlos Sainz (20 anos). 
Em 2019, a Toro Rosso voltou aos pódios. Primeiro com o 3º lugar de Daniil Kvyat no Grande Prémio da Alemanha e depois com o 2º lugar de Pierre Gasly no Grande Prémio do Brasil.
Em Setembro de 2019, a Toro Rosso pediu autorização à FIA para mudar o nome da equipa, passando a designar-se por Scuderia Alpha Tauri em 2020. O nome é a marca de vestuário que a Red Bull fundou em 2016. O pedido foi aprovado pela FIA e por todas as outras equipas de F1.
Foram 14 os anos que a Toro Rosso competiu na F1. Disputou 268 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 1 pole-position, 1 volta mais rápida e 3 pódios.

Sem comentários: