25 de abril de 2021

MONTJUÏC

 

O circuito de Montjuïc foi uma pista citadina localizada na cidade de Barcelona, Espanha.
Localizado num monte largo a sudoeste da cidade, o Parque de Montjuïc, com uma altitude de 184,8 metros, possibilita uma vista panorâmica sobre o porto e a parte antiga da cidade de Barcelona. Foi o local onde se realizou a Exposição Internacional de 1929, o que resultou na construção de vários edifícios como o Museu Nacional de Arte da Catalunha, o Teatre Grec, o Poble Espanyol e o Estádio Olímpico, que foi reconstruído em 1989 para poder realizar os Jogos Olímpicos de 1992. 
Na década de trinta tiveram lugar em Montjuïc as primeiras corridas de automóveis. Numa pista que circundava o Museu Nacional de Arte da Catalunha e os seus jardins, Tazio Nuvolari e o seu Alfa Romeo 8C foi o primeiro grande piloto a correr na pista catalã. 
Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola em 1936 e depois com a Segunda Guerra Mundial, as corridas ficaram suspensas em todo o território espanhol e um pouco por todo o mundo.
Com o fim da guerra, as corridas voltaram a Montjuïc, com provas de carros de turismo e principalmente com corridas de motociclismo que contaram para o Campeonato do Mundo da FIM nas décadas de cinquenta e sessenta.
Foi precisamente na década de sessenta que as corridas de automóveis começaram a ganhar notoriedade em Montjuïc, com a realização de provas de GT, F3 e F2, que despertaram grande interesse junto do público.
No dia 4 de Maio de 1969, Montjuïc recebeu pela primeira vez a F1, numa corrida a contar para o Campeonato Mundial. Jochen Rindt ao volante do Lotus-Ford obteve a pole-position e dominou as primeiras 19 voltas da corrida, tendo realizado a volta mais rápida da corrida, mas na 20ª volta a asa traseira do seu carro partiu-se e o piloto austríaco acabou por embater no carro de Graham Hill que tinha sofrido um acidente idêntico na 8ª volta. Jackie Stewart, em Matra-Ford, acabou por ganhar a corrida com duas voltas de vantagem para Bruce McLaren, que terminou a prova no 2º lugar.
Em 1971, a F1 regressou ao Parque de Montjuïc e Jackie Stewart voltou a vencer, mas dessa vez a bordo de um Tyrrell-Ford.
No ano de 1973, o vencedor foi o brasileiro Emerson Fittipaldi em Lotus-Ford, que beneficiou da desistência do seu companheiro de equipa, Ronnie Peterson, que tinha liderado a corrida nas primeiras 56 voltas, depois de ter obtido a pole-position e a volta mais rápida da corrida.
Em 1975, a corrida esteve prestes a ser cancelada. Na quinta-feira, os pilotos recusaram competir, alegando preocupações com a segurança, depois de verem o estado em que estavam os rails de proteção. À noite, um enorme trabalho da equipa de manutenção do circuito e cerca de uma centena de voluntários, conseguiram melhorar os problemas. Na sexta-feira, apenas Jacky Ickx e Vittorio Brambilla entraram na pista, enquanto os restantes pilotos mantiveram o boicote e Graham Hill anunciou que no sábado após avaliar a pista eles decidiriam. No sábado, os pilotos mantiveram o boicote apesar da organização ter aprovado a realização da corrida. Só no final, quando Jacky Ickx entrou em pista e principalmente quando o RACC (Royal Automobile Club of Catalonia), pressionou Bernie Ecclestone, representante das equipes e patrão da Brabham, dando-lhe meia hora para reconsiderar, a situação mudou um pouco. Todos foram para a pista, mas Emerson Fittipaldi não queria correr e apenas deu algumas voltas em baixa velocidade, não se qualificou para a corrida e na mesma tarde de sábado ele deixou Barcelona. No domingo, a corrida começou debaixo de grande pressão. Logo na primeira curva os dois Ferrari de Niki Lauda e Clay Regazzoni envolveram-se numa colisão com o Parnelli-Ford de Mario Andretti. Arturo Merzario e Wilson Fittipaldi decidiram abandonar a corrida no final da 1ª volta. Patrick Depailler, Alan Jones, Mark Donohue e James Hunt sofreram acidentes ainda nas primeiras 6 voltas. Não foi preciso esperar muito tempo para acontecer o que todos temiam. Na 25ª volta, a asa traseira do Hill-Ford de Rolf Stommelen soltou-se, o piloto alemão perdeu o controle do carro que levantou voo e caiu para lá dos rails, matando cinco pessoas e deixando cinco feridos graves, para além do piloto que sofreu fraturas nas costelas, num pulso e numa perna. A corrida foi dada por terminada quatro voltas depois, com Jochen Mass em McLaren-Ford a ser declarado o vencedor. A corrida ficou na história da F1 também por outro motivo. Lella Lombardi terminou no 6º lugar e tornou-se na primeira e até aos dias de hoje a única mulher a pontuar na F1.
O acidente trágico acabou com as corridas de F1 em Montjuïc.
Nos quatro anos que o circuito de Montjuïc recebeu a F1, Jackie Stewart é o piloto com mais vitórias ao somar 2 triunfos.

Sem comentários: