11 de maio de 2022

TALBOT-LAGO

 

A Talbot-Lago foi uma equipa francesa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 na década de cinquenta.
Fundada por Antonio Franco Lago, um engenheiro italiano que era também empresário no ramo automóvel, em 1934 após a falência da combinação anglo-francesa Sunbeam-Talbot-Darracq. Antonio Lago adquiriu a filial francesa da Automobiles Talbot e criou a marca, Talbot-Lago.
Lago sempre se mostrou interessado em corridas de automóveis e defendia que as corridas eram benéficas para as vendas dos seus carros de estrada. 
Nos primeiros anos da década de quarenta e com as corridas suspensas, o engenheiro Walter Becchia deixou a empresa para se juntar à Citroen, mas Antonio Lago depressa conseguiu um substituto à altura e contratou Carlo Machetti que foi o principal responsável pelo Talbot-Lago T26.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, os carros azuis da marca Talbot-Lago voltaram às pistas, com o T26C a estrear-se no Grande Prémio do Mónaco de 1948. A primeira grande vitória aconteceu no ano seguinte no Grande Prémio da Bélgica com Louis Rosier ao volante. 
A Talbot-Lago foi o único construtor francês a estar presente no Grande Prémio de Inglaterra de 1950, a primeira corrida do primeiro Campeonato do Mundo de F1. Os franceses Yves Giraud-Cabantous, Louis Rosier, Philippe Étancelin e Eugène Martin, mais o belga Johnny Claes, foram os pilotos escolhidos. Cabantous e Rosier, terminaram a prova em 4º e 5º lugar respectivamente. 
Na quarta prova da temporada, Rosier levou pela primeira vez ao pódio o Talbot-Lago ao terminar o Grande Prémio da Suiça no 3º lugar, atrás dos imbatíveis Alfa Romeo de Farina e Fagioli. Na corrida seguinte, o Grande Prémio da Bélgica disputado em SPA-Francorchamps, Rosier voltou a repetir o 3º lugar, intrometendo-se entre os Alfa Romeo ao aproveitar o facto do seu carro consumir menos combustível do que os seus rivais italianos.
Em 1951, os Talbot-Lago não apresentaram a mesma competitividade do ano anterior e o melhor resultado que a equipa alcançou foi o 4º lugar de Louis Rosier no Grande Prémio da Bélgica. No final desse ano a equipa francesa retirou-se da F1.
A Talbot-Lago esteve dois anos na F1. Disputou 13 Grandes Prémios e obteve 2 pódios.

Sem comentários: