20 de novembro de 2022

SEBASTIAN VETTEL

 

Sebastian Vettel nasceu no dia 3 de Julho de 1987 em Heppenheim, Alemanha.
Filho de um carpinteiro, Norbert, e de uma dona de casa, Heike, Sebastian cedo começou a despertar o gosto pelos automóveis, em grande parte influenciado pelo seu pai que tinha como passatempo ser piloto de automobilismo em corridas de montanha. A primeira experiência de Vettel com os carros aconteceu quando tinha apenas três anos de idade, altura em que conduziu um kart. 
Em 1995, com oito anos de idade, começou a participar em provas de karting e até 2002 disputou vários campeonatos, tendo ganho três campeonatos internos e dois troféus alemães, assim como os campeonatos europeu e alemão de karting junior em 2001.
Em 2003, e já como piloto do programa de desenvolvimento da Red Bull Junior Team, passou a disputar o campeonato Formula BMW ADAC, competição que venceu em 2004. Seguiu-se a F3 e depois de ter terminado o campeonato europeu no 5º lugar, em 2005, foi vice-campeão no ano seguinte. No final de 2005 e como prémio por ter conquistado o campeonato de Formula BMW, foi convidado a participar numa sessão de testes com a equipa de F1 Williams-BMW e no ano seguinte foi promovido a piloto de testes da BMW Sauber de F1. 
Em 2007, Sebastian começou por disputar a Fórmula Renault 3.5 Series e depois de sete provas disputadas e de ser líder do campeonato, foi chamado pela equipa de F1 BMW para substituir Robert Kubica, que tinha sofrido um grave acidente no Canadá e iria falhar a corrida seguinte. 
Vettel tornou-se assim no terceiro piloto da equipa BMW e no dia 17 de Junho, estreou-se no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio dos Estados Unidos. Sebastian alcançou o 7º lugar na grelha de partida e terminou a corrida no 8º posto, marcando assim 1 ponto, tornando-se no mais jovem piloto a pontuar, com 19 anos e  349 dias. Em Julho, a BMW abriu mão de Vettel para o alemão ingressar na equipa Toro Rosso, propriedade da Red Bull, pois o jovem germanico estava ligado ao contrato com a Red Bull Junior Team e assim Sebastian disputou as restantes sete corridas da temporada, alcançando o 4º lugar no Grande Prémio da China.
Em 2008, Vettel foi o único piloto que não conseguiu terminar as quatro primeiras corridas da temporada, tendo desistido na primeira volta em três delas. Na sexta prova do campeonato, no Mónaco, terminou no 5º lugar e alcançou os primeiros pontos do ano, depois realizou um campeonato consistente e no Grande Prémio de Itália tornando-se no piloto mais jovem da história a vencer uma corrida de F1, com 21 anos e 74 dias, tendo liderado 49 das 53 voltas da corrida, isto depois de no dia anterior já se ter tornado no mais jovem de sempre a conseguir uma pole-position. 
Em 2009, Vettel ingressou na equipa Red Bull-Renault. Nesse ano obteve quatro vitórias e terminou o campeonato na segunda posição. 
No ano seguinte, Sebastian conquistou cinco vitórias e apesar de nunca ter liderado o campeonato até chegar ao último Grande Prémio, o piloto alemão sagrou-se Campeão do Mundo de Pilotos e tornou-se no mais jovem campeão da história da F1, com 23 anos e 134 dias.
Em 2011, Vettel não deu hipóteses aos seus adversários. Venceu 11 das 19 corridas da temporada, obteve cinco 2ºs lugares, um 4º lugar e desistiu por uma vez. Conquistou o seu segundo título de Campeão Mundial de Pilotos ainda com quatro corridas por disputar.
No ano de 2012, o campeonato foi bem mais equilibrado, no entanto o desfecho foi o mesmo e depois de vencer cinco corridas, Vettel ganhou o seu terceiro título mundial.
Em 2013, Vettel foi imperial. Depois de ter começado o campeonato com quatro vitórias nas dez primeiras corridas, o piloto alemão venceu todas as restantes nove provas e conquistou o seu 4º título de Campeão do Mundo de Pilotos.
No ano seguinte, o cenário mudou radicalmente e o melhor resultado que obteve foi o 2º lugar no Grande Prémio de Cingapura. 
Em 2015, Vettel deixou a Red Bull e ingressou na Ferrari. O piloto alemão representou a equipa de Maranello durante seis anos mas nunca conseguiu a glória dos anos anteriores. O melhor que conseguiu foi o vice-campeonato em 2017 e 2018. No ano de 2019, ganhou o Grande Prémio de Cingapura, aquela que foi a última das suas 53 vitórias na F1. No ano seguinte, conseguiu apenas um pódio, com o 3º lugar no Grande Prémio da Turquia.
Em 2021, Sebastian Vettel trocou a Ferrari pela Aston Martin. Com um carro pouco competitivo, conseguiu pontuar em sete corridas, incluindo o 2º lugar no Grande Prémio do Azerbaijão.
A temporada de 2022 não começou da melhor maneira para Vettel, que falhou as duas primeiras corridas após testar positivo ao COVID-19. Em Julho, o piloto alemão anunciou a sua retirada da F1 no final da temporada de 2022, logo após o Grande Prémio de Abu Dhabi, corrida que terminou no 10º lugar.
Sebastian Vettel esteve 17 anos na F1. Disputou 308 Grandes Prémios. Conquistou 53 vitórias, 57 pole-positions, 38 voltas mais rápidas e 122 pódios. Sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos por 4 vezes (2010, 2011, 2012 e 2013).

Sem comentários: