28 de dezembro de 2022

FERRARI 156

 

O Ferrari 156 foi o 20º monolugar de F1 que a equipa italiana construiu.
Desenhado por Carlo Chiti que projetou um chassis de estrutura tubular e que foi apelidado de “nariz de tubarão”, devido às duas entradas de ar na frente, o Ferrari 156 foi também o primeiro monolugar de F1 da equipa italiana a adoptar o motor na traseira.  
Mas o principal trunfo do Ferrari 156 era o seu motor V6 de 120 graus, projetado por Vittorio Jano e Alfredo "Dino" Ferrari. Devido à morte prematura deste último, Enzo Ferrari decidiu nomear todos os motores de 6 cilindros "Dino". O ângulo dos blocos de cilindros permitia que o motor tivesse um centro de gravidade mais baixo. Como o motor era substancialmente mais largo, sua colocação traseira foi considerada necessária.
O Ferrari 156 venceu cinco dos sete Grandes Prémios que disputou (dois com Phil Hill e Wolfgang Von Trips, e um com Giancarlo Baghetti), apenas foi batido pela tremenda pilotagem de Stirling Moss ao volante de um Lotus-Climax no Mónaco e em Nurburgring.O Campeonato Mundial foi uma batalha entre Phil Hill e von Trips, com o piloto americano saído vencedor. Infelizmente, a temporada de sucesso da equipa de Maranello foi marcada pela trágica morte do companheiro de equipe de Hill, Wolfgang von Trips, e 14 espectadores em Monza.
O Ferrari 156 continuou a ser usado por mais dois anos, com John Surtees e Lorenzo Bandini a obterem vitórias individuais em 1963 e 1964, respectivamente.

Sem comentários: