19 de outubro de 2022

MARIO THEISSEN

 

Mario Theissen nasceu no dia 17 de Agosto de 1952 em Monschau, Alemanha.
Ao crescer numa cidade que fica entre Nurburgring Nordschleife e Spa-Francorchamps na Bélgica, dois dos maiores circuitos do mundo, Mario Theissen foi desde jovem influenciado pelo automobilismo e com apenas 13 anos de idade comprou um Fiat 500.
Logo depois de se ter formado em engenharia mecânica pela Universidade de Tecnologia de Aachen, ingressou na BMW em 1977 e passou a trabalhar no departamento de cálculo de motores. O seu carácter rigoroso e responsável levou-o a assumir vários cargos importantes na divisão de desenvolvimento de motores da BMW. 
Em 1989, recebeu o doutorado em engenharia pela Universidade Ruhr de Bochum.
No ano de 1991, assumiu o cargo de Chefe de Conceitos de Produtos da BMW e no ano seguinte, tornou-se Diretor de Desenvolvimento Avançado de Transmissão. Em 1994 foi promovido a Diretor da BMW Technik GmbH. Quatro anos depois acumulou a função de instalar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da BMW em Palo Alto, na Califórnia.
Em 1999, Mario Theissen tornou-se diretor de automobilismo da BMW. A marca alemã aliou-se à equipa Williams Grand Prix Engineering Limited com o intuito de disputar o Campeonato do Mundo de F1 como fornecedora de motores, e de participar nas 24 Horas de Le Mans, tendo vencido a mítica prova de resistência nesse mesmo ano.
Em 2000, a BMW estreou-se na F1 ao fornecer motores à equipa Williams. Depois de um primeiro ano de pouco sucesso, a BMW apresentou-se com um dos motores mais competitivos da F1, sendo mesmo o mais potente, no entanto a equipa Williams nunca conseguiu desenvolver um chassis de acordo com o potencial do motor BMW. Insatisfeito com essa situação, Mario Theissen começou a procurar outras soluções e em Junho de 2005  a marca bávara comprou a equipa Sauber.
Em 2006, a BMW competiu pela primeira vez na F1 como equipa construtora com Mario Theissen a ser o chefe de equipa. A equipa conseguiu o 5º lugar no Campeonato de Construtores. No ano seguinte, a BMW terminou a temporada com o 2º lugar, depois da desclassificação da equipa McLaren. Em 2008, no Grande Prémio do Canadá, a BMW conquistou a primeira vitória na F1 por intermédio do piloto polaco Robert Kubica, com o seu companheiro de equipa, Nick Heidfeld a terminar no 2º lugar. 
Em simultâneo com o programa da F1, a BMW assumiu outros projetos mas sempre com a chefia de Mario Theissen. a marca germânica disputou o Campeonato da Europa de Carros de Turismo e depois o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, com o piloto britânico, Andy Priaulx a conquistar quatro títulos consecutivos, entre 2004 e 2007.
No dia 12 de Julho de 2005, Mario Theissen foi nomeado professor honorário para o desenvolvimento de veículos inovadores, tendo recebido o certificado de nomeação pelo então reitor da Universidade de Ciências Aplicadas de Dresden, o Professor Hannes Neumann.
Em Julho de 2009, a BMW anunciou a retirada da F1 no final desse ano mas Mario Theissen ainda se manteve como diretor de automobilismo durante mais algum tempo. 
No final do mês de Junho de 2011, Mario Theissen decidiu deixar a BMW e aposentar-se.   

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