1 de fevereiro de 2023

TYRRELL 003

 

O Tyrrell 003 foi o terceiro carro de F1 que a equipa Tyrrell usou na F1.
Projectado por Derek Gardner, que já tinha desenhado secretamente o Tyrrell 001, o 003 foi uma evolução lógica do modelo anterior mas com uma asa frontal mais arredondada, uma distância entre eixos maior e um monocoque mais estreito.  
Impulsionado por um motor Ford Cosworth DFV V8 aspirado, 2.993cc, montado no centro a 90º, uma caixa manual de 5 velocidades Hewland FG400 e uma suspensão dianteira e traseira de duplos triângulos com molas helicoidais, o Tyrrell 003 era calçado por pneus Goodyear e tinha a Elf como combustíveis. 
A estreia do Tyrrell 003 teve lugar no circuito de Montjuïc onde se disputou o Grande Prémio de Espanha, no dia 18 de Abril de 1971. O escocês Jackie Stewart, o piloto principal da equipa Tyrrell, ficou encarregue de pilotar o carro já que o seu companheiro de equipa, François Cevert tinha uma estatura bastante mais elevada e conduziu o Tyrrell 002. Stewart venceu em Espanha e também na prova seguinte, no Mónaco, onde partiu da pole-position. Depois do Grande Prémio da Holanda, onde Stewart teve grandes dificuldades com os seus pneus na chuva e terminou a corrida no 11º lugar, o escocês voltou às vitórias e levou o Tyrrell 003 ao degrau mais alto do pódio nas três provas que se seguiram, França, Inglaterra e Alemanha. Após ter desistido na Áustria e em Itália, devido a falhas mecânicas, Stewart ganhou no Canadá e terminou no 5º lugar o Grande Prémio dos Estados Unidos, a última prova da temporada. O piloto escocês sagrou-se Campeão do Mundo de Pilotos e ofereceu o primeiro título de Campeão do Mundo de Construtores à equipa Tyrrell. 
Stewart pilotou ainda o Tyrrell 003 em seis provas na temporada de 1972. Com um carro ainda competitivo o piloto escocês venceu na Argentina e em França, tendo obtido o 2º lugar em Brands Hatch, onde se disputou o Grande Prémio de Inglaterra. 
Jackie Stewart pilotou o Tyrrell 003 em 16 corridas durante 1971 e 1972. Conquistou 8 vitórias, 6 pole-positions e 5 voltas mais rápidas.
O Tyrrell 003, foi o mais bem sucedido monolugar de F1 da equipa de Ken Tyrrell.

Sem comentários: