7 de outubro de 2020

NURBURGRING


O Autódromo de Nurburgring-Nordschleife, é um circuito de automobilismo que fica na cidade de Nurburg na Alemanha.
Em 1925, começou a ser construída uma pista de corrida na floresta de Eifel e em torno do castelo medieval de Nurburg, com a responsabilidade do projecto a ser do arquitecto Gustav Eichler.
Por estar situada numa zona de grande humidade, a pista é perigosamente escorregadia, e esse é um dos motivos para que este circuito seja considerado tão difícil, a par dos seus quase 21 quilómetros repletos de curvas. Não é por menos que Jackie Stewart o apelidou de: “Inferno Verde”.
O circuito foi concluído em 1927 e no dia 19 de Junho foi realizada a primeira corrida automóvel, com Rudolf Caracciola a vencer ao volante de um Mercedes-Benz.
Nurburgring já recebeu várias provas do Campeonato do Mundo de F1. A estreia foi o Grande Prémio da Alemanha de 1951 que Alberto Ascari em Ferrari precisou de três horas, vinte e três minutos e três segundos para percorrer as 20 voltas e vencer.
Até 1976, apenas por três vezes o circuito de Nurburgring não recebeu as provas de F1. Em 1955 a Formula 1 não visitou a Alemanha. 1959 o Grande Prémio da Alemanha foi disputado no Circuito de AVUS em Berlim e em 1970 no circuito de Hockenheim.
Em 1961, Phil Hill em Ferrari, tornou-se o primeiro piloto a completar uma volta em menos de nove minutos, ao obter a pole-position para a corrida com um tempo de 8 minutos e 55,2 segundos.
Com o passar dos anos, o circuito foi sendo rectificado para estar dentro dos padrões da F1, mas por ser muito extenso era necessário ter cinco vezes mais comissários espalhados pela pista. Também a transmissão de televisão tinha dificuldades em cobrir a corrida em todo o circuito e assim no início da temporada de 1976 ficou decidido que a prova desse ano seria a ultima no circuito antigo.
O Grande Prémio da Alemanha de 1976 ficou marcado pelo terrível acidente de Niki Lauda na curva Bergwerk, quando o seu Ferrari teve uma quebra da suspensão traseira que o fez embater violentamente nos rails, pegar fogo e voltar à pista, sendo atingido pelo Hesketh-Ford de Harald Ertl e pelo Surtees-Ford de Brett Lunger, que não puderam evitar as colisões. O italiano Aurturo Merzario conseguiu-se desviar do acidente e saiu do seu carro para retirar o colega austríaco do Ferrari tomado pelas chamas. Depois de muitas tentativas, Lauda foi finalmente retirado do cockpit, já com inúmeras e graves queimaduras. O piloto austríaco foi então levado ao hospital de helicóptero. Lauda inalou fumo tóxico e sofreu várias contusões no peito, e além das queimaduras graves na cabeça, perdeu parte da orelha direita. Ao chegar ao hospital, o piloto foi induzido em coma por medida de precaução. Apesar de correr grande risco de vida, Lauda persistiu no tratamento com muita força de vontade para concluir, com a maior rapidez possível, o seu grande objectivo, voltar às pistas. O que veio a acontecer apenas seis semanas mais tarde.
A Formula 1 voltou a Nurburgring em 1984 para se realizar o Grande Prémio da Europa. Nesse ano foi estreado o novo circuito, bem mais seguro e adequado aos padrões da F1 moderna.
Em 1985 o Grande Prémio da Alemanha regressou ao circuito de Nurburgring, onde o italiano Michele Alboreto obteve a sua última vitória na F1.
Entre 1995 e 2007, Nurburgring voltou a receber o Grande Prémio da Europa, com a excepção dos anos de 1997 e 1998 onde foi o circuito escolhido para acolher o Grande Prémio do Luxemburgo.
O Grande Prémio da Alemanha voltou ao Circuito de Nurburgring em 2009, esteve ausente no ano seguinte para regressar em 2011. Depois de mais um ano afastado, Nurburgring recebeu pela última vez a F1 em 2013, com Sebastian Vettel em Red Bull-Renault a vencer a prova. Em 2020, Nurburgring voltou a ter uma prova de F1 e organizou o primeiro Grande Prémio de Eifel, onde Lewis Hamilton, em Mercedes, conquistou a sua 91ª vitória e igualou o recorde que pertencia a Michael Schumacher.
Foram 41 as provas de F1 disputadas em Nurburgring desde 1951 até 2020, houve a alegria da vitória mas também a tristeza da derrota e a angústia dos pilotos que perderam a vida em Nurburgring, que é o segundo circuito, depois de Indianápolis, que mais vidas roubou aos pilotos, como o caso de: Onofre Marimón, Peter Collins, Carel Godin de Beaufort e John Taylor.
Mas também existiu o outro lado, onde pilotos se estrearam a vencer na pista alemã, como o canadiano Jacques Villeneuve que ganhou pela primeira vez na F1 em 1996 o Grande Prémio da Europa e o australiano Mark Webber, que conquistou a vitória no Grande Prémio da Alemanha de 2009.
Michael Schumacher é o recordista de vitórias em Nurburgring, com 5 triunfos. A Ferrari é a equipa que mais vezes ganhou, com 14 vitórias no traçado germânico.

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