18 de janeiro de 2023

MONTREAL

 

O Circuito Gilles Villeneuve é uma pista de automobilismo localizada na cidade de Montreal, na província do Quebec, no Canadá.
Construído em 1978 na ilha de Notre Dame, uma ilha artificial no meio do rio São Lourenço que foi criada a pensar na Exposição Internacional e Universal de 1967 e que mais tarde albergou as provas de remo dos Jogos Olímpicos de 1976, na sua Bacia Olímpica. A pista que usa algumas das estradas do Parque Jean-Drapeau, assim batizado em homenagem ao prefeito da cidade de Montreal que foi o responsável pela organização da Expo 67, foi projetada por Roger Peart que desenhou um traçado de 4.499 metros.
No dia 8 de Outubro de 1978, o Circuito Notre Dame foi inaugurado com uma corrida de F1 a contar para o Campeonato Mundial. Com a lotação esgotada e também com a presença do primeiro-ministro, Pierre Trudeau, o piloto canadiano Gilles Villeneuve em Ferrari conquistou a vitória, tornando-se no primeiro piloto canadiano a vencer uma corrida de F1, ainda por cima a correr em casa.
Desde essa data e até aos dias de hoje, apenas em 1987, 2009 e 2020 a F1 não visitou o Canadá. 
A pista que é alternada por retas e curvas de baixa velocidade tem na velocidade a sua principal característica, sendo um dos mais rápidos circuitos do campeonato. Os pontos mais conhecidos da pista são, o gancho, onde em 2007 Robert Kubica saiu praticamente ileso de um gravíssimo acidente e o muro dos campeões, que deve o seu nome ao facto de no ano de 1999, três dos pilotos campeões (Damon Hill, Jacques Villeneuve e Michael Schumacher), terem ali batido e terminado a corrida. 
Em 1982, a pista foi renomeada para Circuito Gilles Villeneuve, em homenagem ao piloto canadiano que morreu em Maio desse mesmo ano. Ainda nesse ano, o Grande Prémio do Canadá foi assombrado pela morte do piloto italiano Riccardo Paletti. 
O circuito canadiano também teve o seu lado positivo e foi o palco da estreia da primeira vitória na F1 de vários pilotos. Para além do próprio Gilles Villeneuve em 1978, Thierry Boutsen ganhou em 1989, Jean Alesi em 1995, Lewis Hamilton em 2007, Robert Kubica em 2008 e Daniel Ricciardo em 2014.
No total das 42 corridas que já se disputaram no Circuito Gilles Villeneuve, foram vencedores 24 pilotos e 10 equipas. Michael Schumacher e Lewis Hamilton com 7 vitórias são os pilotos recordistas, a Ferrari com 11 triunfos é a equipa que soma mais vitórias.

Sem comentários: