22 de novembro de 2020

BENETTON

 

A Benetton Formula foi uma equipa italiana de Formula 1 que participou no Campeonato do Mundo entre 1986 e 2001.
O Grupo Benetton entrou na F1 no ano de 1983 como patrocinador principal da equipa Tyrrell. No ano seguinte foi a Alfa Romeo a ter as cores da marca italiana, o que se estendeu também em 1985, ano em que alargou o seu patrocínio à equipa Toleman. No final desse ano a Benetton adquire por inteiro a Toleman e dá início a uma nova equipa.
Em 1986 a Benetton Formula estreia-se no Mundial de F1 com o italiano Teo Fabi e o austríaco Gerhard Berger ao volante dos seus dois carros. Foi precisamente Gerhard Berger que deu a primeira vitória à equipa italiana ao conquistar o triunfo na penúltima prova do ano, o Grande Prémio do México. No Mundial de Construtores alcançou o 6º lugar com 19 pontos.
Em 1987 e 1988 o melhor resultado que conseguiu alcançar foi o terceiro lugar, o que aconteceu por nove vezes. 
Em 1989 a Benetton volta às vitórias, com a conquista do Grande Prémio do Japão, por intermédio de Alessandro Nannini. O piloto italiano viu a vitória a cair-lhe no colo já depois da corrida ter terminado e da polémica desclassificação de Ayrton Senna.
No ano de 1990 e com o brasileiro Nelson Piquet na equipa, a Benetton alcançou a vitória nas duas últimas provas da temporada. No entanto, nove dias antes da penúltima corrida do campeonato, a tragédia aconteceu quando Nannini perdeu o antebraço direito num acidente de helicóptero. O seu braço foi recolocado, mas as lesões terminaram com a sua carreira na F1. O brasileiro Roberto Moreno foi o escolhido para o substituir e na semana seguinte terminou o Grande Prémio do Japão no segundo lugar, logo atrás de Nelson Piquet, o que proporcionou a primeira dobradinha da equipa italiana.
Nos três anos seguintes a Benetton apenas conseguiu vencer por três vezes. Nelson Piquet ganhou o Grande Prémio do Canadá em 1991 e Michael Schumacher conquistou o Grande Prémio da Bélgica em 1992 (a sua primeira vitória na F1) e o Grande Prémio de Portugal em 1993.
Em 1994 a Benetton leva Schumacher à conquista do Mundial de Pilotos, título que o alemão repete em 1995, ano em que a equipa italiana vence também o Campeonato Mundial de Construtores pela primeira vez.
Em 1996 Gerhard Berger regressa à equipa e trás consigo Jean Alesi. O melhor resultado obtido nessa temporada foi o segundo lugar, o que aconteceu por cinco vezes.
Tinha sido Gerhard Berger a dar a primeira vitória à Benetton e foi também o austríaco a oferecer o último triunfo da equipa no Grande Prémio da Alemanha de 1997, sendo igualmente a ultima vez que Berger venceu uma prova.
Nos quatro anos seguintes a Benetton apenas conseguiu obter sete pódios e a melhor classificação no Mundial de Construtores foi o 4º lugar em 2000. O Grande Prémio do Japão de 2001 foi a ultima prova em que participou. 
No ano de 2000, a Renault comprou a Benetton e no final de 2001 assumiu o comando de vez, colocando fim na Benetton, depois de 17 anos, 15 poles, 27 vitórias, 36 voltas mais rápidas, 102 pódios e 851 pontos. 

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Me lembro dos primeiros carros da F1 pintados com o patrocínio da Beneton. Tyrrell e Alfa Romeo... lá nos idos de 1983 e 1984... quanto equipe eu ficava admirado com colorido... bons tempos...