23 de junho de 2021

FRANÇOIS CEVERT


Albert François Cevert Goldenberg nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1944 em Paris, França.
Filho de Charles Goldenberg, um joalheiro parisiense, e de Huguette Cevert, François iniciou a sua carreira no desporto motorizado com 16 anos, a disputar corridas de motos. Depois de cumprir o serviço militar obrigatório, François Cevert, deixou as motos de lado e começou a interessar-se mais por carros. Aos 22 anos de idade, tirou o curso de pilotagem nas escolas de Le Mans e de Magny-Cours. Inscreveu-se ainda no concurso de bolsas, Volant Shell, que oferecia ao vencedor um monolugar de F3 da Alpine. Cevert não só foi finalista, como o vencedor da corrida final e conquistou o prémio.
A sua primeira temporada de F3, com o Alpine, em 1967 não foi brilhante. A falta de experiencia e de fundos para manter o desenvolvimento do carro foi fundamental. Depois de ter conseguido patrocínios para o ano de 1968, Cevert trocou o seu Alpine por um carro mais competitivo e finalmente começou a ganhar corridas, vencendo o campeonato francês de F3 desse ano. O próximo passo foi a F2, categoria onde correu em 1969 terminando o campeonato no terceiro lugar.
Em 1970, Cevert estreou-se na F1 no Grande Prémio da Holanda, a quinta prova do campeonato, o piloto francês ocupou o segundo carro da equipa Tyrrell, ao lado de Jackie Stewart. Depois de ter largado do 15º lugar, Cevert desistiu na 31ª volta com problemas de motor no seu carro. Na décima corrida do campeonato, o Grande Prémio de Itália, obteve o seu primeiro ponto na F1 com o 6º lugar em Monza, sendo essa a única vez que pontuou nessa temporada.
No ano de 1971, depois de quatro corridas decepcionantes, Cevert conseguiu o seu primeiro pódio com o 2º lugar no Grande Prémio de França, atrás do seu companheiro de equipa, Jackie Stewart. Depois do 10º lugar em Inglaterra, Cevert foi 2º na Alemanha secundando de novo o seu colega de equipa. Em Itália, voltou a estar no pódio, mas dessa vez na 3ª posição, terminando a corrida a apenas 9 centésimos do vencedor, o britânico Peter Gethin em BRM. A corrida seguinte foi o Grande Prémio do Canadá, onde terminou no 6º lugar. Quinze dias depois disputou-se o Grande Prémio dos Estados Unidos no circuito de Watkins Glen, onde François Cevert conquistou a sua primeira vitória na F1, assumindo a liderança na 14ª volta e que manteve até à 59ª. No final do campeonato, Cevert ocupou a 3ª classificação com 26 pontos.
Em 1972, Cevert apenas pontuou por três vezes, conseguindo o 2º lugar na Bélgica e nos Estados Unidos, mais uma vez atrás do seu companheiro de equipa Jackie Stewart, pelo meio foi 4º em França.
Em 1973, a Tyrrell voltou a ter um carro competitivo. Nessa temporada o piloto francês terminou por seis vezes no 2º lugar (Argentina, Espanha, Bélgica, França, Holanda e Alemanha), três dessas vezes atrás de Jackie Stewart. Cevert foi ainda 3º na Suécia, 4º no Mónaco e 5º em Inglaterra e Itália. Quando chegaram à última prova da temporada, nos Estados Unidos, Stewart já era campeão e tinha decidido retirar-se da F1 no final dessa corrida e deixar Cevert como líder na Tyrrell. Nos treinos de qualificação e na sua última tentativa de bater o tempo de Ronnie Peterson, Cevert perdeu o controlo do seu Tyrrell na zona dos “Esses”, com o carro a bater no rail do lado direito e a ser ricocheteado contra os rails do lado esquerdo. O impacto fez com que o carro se virasse de rodas para o ar, tendo-se arrastado por mais de cem metros degolando o piloto francês que teve morte imediata.
O piloto brasileiro, José Carlos Pace, foi o primeiro a chegar ao local, quando viu os estragos abandonou o sítio do acidente em lágrimas. Seguiu-se Jody Scheckter que teve a mesma reação. Jackie Stewart também esteve no local e disse que os socorristas nem se deram ao trabalho de usar os kits de primeiros socorros porque já não havia nada a fazer.
Antes dos primeiros treinos, os pilotos constataram que, naquele local, os rails estavam mal colocados e fizeram uma reclamação, mas pouco ou nada foi feito para melhorar a situação.
Cevert morreu no dia 6 de Outubro de 1973 em Watkins Glen, a mesma pista onde conseguiu a sua única vitória na F1.
François Cevert esteve 4 anos na F1. Disputou 46 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 2 voltas mais rápidas e 13 pódios.

Sem comentários: