20 de junho de 2021

ONYX

 

A Onyx Grand Prix foi uma equipa britânica de automobilismo.
Fundada em 1978 por Mike Earle e Greg Field como Onyx Race Engineering, a equipa começou por participar em corridas de F2 e F3000 na década de oitenta. Em 1988, Paul Shakespeare comprou a grande maioria das ações da equipa e junto com os novos patrocínios da Marlboro e da Moneytron, uma empresa do belga Jean-Pierre Van Rossem que acabou por adquirir todas as ações de Shakespeare, deram uma grande impulsão financeira à equipa que decidiu participar no Campeonato do Mundo de F1 em 1989.
Depois de não conseguir passar das pré-qualificações nas três primeiras corridas da temporada, a Onyx finalmente estreou-se no campeonato no Grande Prémio do México com o piloto sueco Stefan Johansson a largar do 21º lugar mas a desistir na 16ª volta com problemas de transmissão no seu carro. Na sétima prova da temporada, em França, Johansson conseguiu o 5º lugar e assim obteve os primeiros pontos da equipa na F1. Stefan Johansson voltou a estar em destaque ao levar a Onyx a um surpreendente 3º lugar no Grande Prémio de Portugal, dando à equipa inglesa o seu único pódio na F1. No final do campeonato a Onyx somou 6 pontos e conseguiu o 10º lugar, entre as 16 equipas que pontuaram.
Quando se esperava o crescimento da equipa, aconteceu precisamente o contrário e a isso muito se deveu a saída de Jean-Pierre Van Rossem. Peter Monteverdi, um colecionador de carros e antigo piloto suíço comprou 50% da equipa, com Karl Foitek a adquirir 25% e Brune Frei a ficar com os 25% restantes. 
Para 1990, a Onyx manteve Stefan Johansson e o finlandês JJ Lehto, que esteve com a equipa nas quatro últimas corridas da temporada anterior. Os dois pilotos não conseguiram a qualificação para as duas primeiras provas do campeonato e na terceira corrida, em San Marino, Johansson foi substituído por Grego Foitek, filho do co-proprietário Karl Foitek. Lehto terminou no 12º lugar em Imola e Foitek levou o seu Onyx ao 7º posto no Grande Prémio do Mónaco, ficando às portas dos lugares pontuáveis. O 15º lugar de Foitek no México, marcou a última corrida que um Onyx cortou a meta. Com os problemas financeiros a agravarem-se de dia para dia, a preparação dos carros começou também a ser deficiente. Em Agosto, Karl Foitek fartou-se de todos os problemas, deixou a equipa e proibiu o seu filho de pilotar o carro por o considerar perigoso devido à falta de preparação devida. Após o Grande Prémio da Hungria, onde os dois pilotos não se qualificaram, a Onyx retirou-se da F1.
A Onyx esteve dois anos envolvida na F1. Disputou 16 Grandes Prémios e conquistou 1 pódio.

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