5 de março de 2023

WILLIAMS FW07

 

O Williams FW07, foi o segundo carro de F1 da equipa Williams Grand Prix.
Projetado por Patrick Head (Diretor Técnico), Frank Dernie (Chefe de Aerodinâmica) e por Neil Oatley (Designer Chefe), o Williams FW07 estreou-se na quinta prova do Campeonato do Mundo de F1 de 1979, o Grande Prémio de Espanha. Conduzido pelos pilotos Alan Jones e Clay Regazzoni, o novo monolugar da equipa de Frank Williams era baseado no Lotus 79 e impulsionado pelo motor Ford Cosworth DFV o carro apresentava linhas simples, baixo peso e pequenas dimensões.
Depois das desistências de ambos os pilotos em Espanha e na Bélgica, Jones conseguiu o 2º lugar no Mónaco. Em França, ambos os pilotos terminaram nos lugares pontuáveis, com Jones em 4º e Regazzoni em 6º. Para o Grande Prémio de Inglaterra, Frank Dernie apurou ainda mais a aerodinâmica do carro e Alan Jones obteve a pole-position com mais de seis décimos de vantagem para o segundo qualificado. Na corrida, Jones liderou as primeiras 38 voltas, fez a volta mais rápida, mas desistiu na 38ª volta e deixou a liderança ao seu companheiro de equipa, Clay Regazzoni, que liderou as últimas 30 voltas e assim conquistou a primeira vitória da equipa Williams na F1. Nas três corridas seguintes, na Alemanha, Áustria e Holanda, o Williams FW07 voltou a vencer, pela mão de Alan Jones. Regazzoni foi 3º em Itália e no Canadá, onde Jones voltou a levar o Williams FW07 ao lugar mais alto do pódio.
No final do campeonato de 1979, a Williams terminou no 2º lugar, atrás da Ferrari. Se a equipa britânica tivesse usado o FW07 logo no início da temporada, provavelmente a história seria diferente. 

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